quinta-feira, 29 de abril de 2010

Virou febre!

A cada quatro anos um fenômeno invade a vida dos torcedores ao redor do mundo. O álbum de figurinhas da Copa entra em campo e movimenta a economia mundial. Lançado na Copa de 1970 no México, o encarte fabricado pela italiana Panini é, desde então, sucesso de vendas.
Se nos álbuns passados tínhamos cromos de baixa qualidade, fotos mal tiradas e alguns times sequer apareciam no encarte, agora o que se vê é o inverso. Todas as 32 equipes têm o mesmo espaço, há figurinhas brilhantes, poucos erros nas fichas técnicas dos jogadores. A qualidade está cada vez melhor.
Em Bauru, o que se tem visto são diversos colecionadores trocando os cromos. Os pontos de troca se espalham pela cidade. E quem pensa que só os meninos colecionam o álbum está muito enganado. O que mais se vê são pais com seus filhos de colo, aposentados e muitas garotas sentadas no chão, trocando e batendo figurinhas.
Em entrevista ao Extra!, o colecionador Israel Marques Junior falou da interação entre as diferentes gerações: “Acho muito legal essa interação entre as gerações. A molecada vem aqui e troca com a “velharada”, os aposentados como é meu caso”.
Nas bancas da “Cidade sem limites” ainda não houve falta de pacotes de figurinhas, fato ocorrido em São Paulo e que gerou descontentamento entre os colecionadores. De acordo com Manoel Roberto Cardoso, executivo e colecionador de álbuns desde 1982, sempre há falta de cromos nas primeiras semanas. “A Panini sempre deixa faltar pacotes de figurinhas. Há falta de planejamento”
A grande emoção de colecionar está no fato de completar o álbum. A interação entre as gerações e o passatempo faz dos anos de Copa momentos únicos nas vidas dos colecionadores, dos mais jovens aos mais experientes. Vale lembrar que o álbum tem 640 figurinhas, o pacote custa R$0,75 e contém 5 cromos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Quem vai assistir a Copa?

Diante de toda a desconfiança da mídia e da população mundial, a África do Sul irá sediar uma Copa do Mundo de futebol. Muitos acreditam que o país não seja capaz de suportar um evento de tal porte, porém não há dúvidas de que a África se preparou com infra-estrutura de brilhar os olhos dos mais céticos.
Mais de oito bilhões de dólares foram gastos com construções de estádios e melhorias no transporte. O grande problema, que não tem como se disfarçar ou contornar, é a baixa renda da população. Muitos ali não têm saneamento básico em suas casas e vivem em um nível de pobreza elevado. 
Na Copa das Confederações, que também foi disputada em território africano, pôde-se notar que os estádios não lotavam, dando indícios de que a população não podia se dar ao luxo de ver um jogo com um ingresso tão caro.
Sérgio Bruno Trivelato, integrante do Grupo de Estudos em comunicação esportiva e futebol, o GECEF, da UNESP de Bauru, chegou a planejar sua viagem para a África, mas se assustou com os preços elevados.
Ele também ressaltou que a próxima copa será aqui no Brasil, e a desse ano deve servir de exemplo: “Nós temos que pensar o que irá acontecer com a gente depois, porque a próxima copa é a nossa. Será que na Copa de agora, não haverá a influência do estado na compra dos ingressos da FIFA e posterior distribuição para a população? A população local irá participar da copa com ingressos cedidos. A FIFA não vai gostar nada de ver estádios vazios.”
Pelo blog do correspondente da Globo na África do Sul, Renato Ribeiro, pode-se observar que a população está esperançosa pela Copa. Ele escreve: “O futebol, durante um mês, vai fazer o que séculos não conseguiram – botar a África no centro do mundo.” Em uma enquete, a maioria apoiou a Copa do Mundo na África. E você, o que acha?

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A força de Van Gaal

Quem acompanha futebol internacional certamente se lembra do Ajax da temporada 95/96. a equipe dos irmãos de Boer, Overmars, Davids, Van der Sar, Litmanen, Bogarde e Bergkamp. Aquele timaço era dirigido pelo controvertido e polêmico Louis Van Gaal. 
Talvez naquela equipe não tenhamos dado conta de quanto o carrancudo comandante era importante. Muitos poderiam dizer: "Aquele time jogava sozinho. Técnico ali, só para atrapalhar". Quanto àquele time pode ser que tal afirmação tenha sua razão, mas Van Gaal mostrou que era do mesmo quilate de seus jogadores.
Após vencer a Copa da UEFA, o campeonato holandês, a Champions League, o Mundial de Clubes, o holandês teve a chance de dirigir um gigante europeu, o Barcelona. Encheu o time de conterrâneos. Uns excelentes, outros nem tanto mas que vieram na barca. Para o torcedor brasileiro a lembrança recai em cima das cobranças a Rivaldo e o gosto por não trabalhar com jogadores da terra da feijoada.
Independente da aversão aos jogadores brasileiros, tidos por Van Gaal como indisciplinados, o holandês fez bom trabalho. Ficou três anos na Catalunha. Venceu a Supercopa europeia em 97, a Copa da Espanha em 98 e o bicampeonato espanhol em 98/99. Saiu para comandar a seleção de seu país. 
Não deu certo. A seleção laranja ficou fora da Copa de 2002. Voltou à Catalunha. Treinou o Barça mas sem o mesmo brilho. Seu time não conseguiu conter os galáticos do Real Madrid. Pela segunda vez foi demitido.
Buscou o recomeço. No inexpressivo AZ Alkmar fez um trabalho de quatro anos magnífico. Alçou a pequena equipe ao topo da tabela, à briga direta com os gigantes domésticos Ajax e PSV. Conquistou o campeonato local na temporada 2009 e mostrou ao mundo da bola que era mais que um técnico encrenqueiro, mostrou que sabia do riscado.
Contratado pelo Bayern para a atual temporada, logo nos primeiros dias dispensou o capitão da seleção brasileira, Lúcio, emprestou Breno ao Nuremberg e limpou o elenco bávaro dos malfadados brasileiros. A imprensa canarinho voltou a pegar no pé do treinador.
O começo cheio de tropeços na Bundesliga aliada as constantes falhas defensivas faziam com que seus críticos pulassem em suas poltronas. Desceram a lenha em Van Gaal. 
Mais um vez o tempo mostrou o trabalho realizado na Bavária. O Bayern é o líder do campeonato local. Na Champions League bateu a Fiorentina, no confronto contra o Manchester United muitos deram os diabos vermelhos como vencedores, inclusive este corneteiro. Tudo estava perdido até a genialidade de um jogador aflorar. Robben fez um golaço. Gol saído dos treinamentos, ou alguém duvida que aquela jogada foi ensaiada. A mão de Van Gaal esteve presente.
Na partida de ontem frente ao Lyon outra batalha. Ribery expulso ainda na primeira etapa. A vaca estava indo pro brejo. Mas o técnico ajeitou o time e a equipe bávara venceu, com outro gol de Robben.
A volta será no estádio Gerland, casa lionesa. Por não ter sofrido gols em casa, dificilmente o Bayern não chegará à final.
Muitos vão dizer que quem passar de Barcelona e Internazionale será o campeão. Eu não me arrisco. Não duvido mais das equipes treinadas pelo carrancudo holandês.
A grande final no Santiago Bernabéu provavelmente terá o Bayern, o dedo de Van Gaal. Por mais que não aprecie o estilo de jogo alemão, não apostaria meu valoroso salário contra o Bayern de Van gaal.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Quem vai para-los?

Depois do chocolate de ontem contra o São Paulo, pelas semi-finais do Paulistão, a pergunta que não quer calar é quem vai parar a molecada santista?
O tricolor do Morumbi não viu a cor da bola. O Corinthians também perdeu. O único que superou o time de Dorival Junior foi o oscilante Palmeiras.
Os novos Meninos da Vila não tiveram adversário durante a disputa. O Santo André parece não ter a força necessária para parar as crias do Gonzaga.
A comparação inevitável, até pelo estilo de jogo ofensivo, pode ser feita com o Barcelona, de Messi, Xavi e Iniesta. Assim como os meninos da baixada, o catalães dão um show a cada partida.
O embate entre os times com melhor FUTEBOL do primeiro semestre infelizmente não se dará, já que o alvi-negro praiano não disputa a Libertadores e, consequentemente não terá a chance de disputar o Mundial de Clubes.
Mas você, intrépido corneteiro, pode imaginar a partida dos sonhos entre o Santos e o Barcelona. Quem levaria?

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sotaque Britânico no GP da China!


Mais um GP, mais uma fantástica corrida. Mas repetiu-se o vencedor: Jason Button! Não sei dizer ao certo se a F1 está realmente mais competitiva, ou foi a chuva, nas últimas 3 provas, que a deixou assim. Mas o certo é que até está valendo a pena acordar de madrugada, ou nem dormir, para ver os GPs da fase asiática do Mundial. A Pole de Vettel e o 2º lugar de Webber davam a entender que a RBR sobraria mais uma vez, mas não foi bem isso que aconteceu. Na largada, Alonso, que largou em 3º, pulou para primeiro. Só que o espanhol queimou a largada e foi punido pelos fiscais. Alonso ainda foi alvo de mais uma polêmica. Em uma parada nos boxes para troca de pneus, devido a chuva que ia e voltava, Alonso ultrapassou Massa logo na entrada do pit, ganhando uma posição do Brasileiro. Essa manobra, deixou Felipe meio irritado, pois ele estava posicionado corretamente pra entrar no Pit.

Antes de destacar o vencedor, Venho por meio deste comentário, exaltar a brilhante corrida de Lewis Hamilton! O cara deu um show ontem, abrindo caminho contra quem quer que fosse. Inclusive, do multi campeão Michael Shumacher. Tá certo que contra o Shumi, Hamilton teve um pouco mais de trabalho, mas por 2 vezes, o Inglês superou seu ídolo na pista. Outro duelo, ocorreu entre ele e outro alemão, Sebastian Vettel, na entrada de um dos pit-stops e na saída desse mesmo Pit. Os dois pilotos entraram disputando posição na entrada do Box e saíram disputando posição dentro do pit lane. Os dois patinando dentro do box, podendo causar um acidente até sério, mas sensacional para quem via pela TV. O Inglês terminou em segundo, coroando seu belo trabalho.

Button abriu, pois seus oponentes estavam sempre brigando por posições. Nico Rosberg, que estava em 2º, até as voltas finais, não o ameassava e, quando Hamilton, alcançou o 2º lugar, não daria tempo de chegar no seu compatriota.

A classificação de ontem ficou com o 1º lugar para Button; 2º para Hamilton e, completando o Pódio Rosberg da Mercedes em 3º. Em 4º terminou o espanhol Fernando Alonso; na 5º posição ficou Kubica; Vettel terminou em 6º; Petrov da renault pontuou em 7º; Webber terminou em 8º; Massa ficou com a 9ª posição e ganhando um pontinho, em 10º lugar, ficou Michael Shumacher. Bruno Senna terminou em 16º, terminando seu segundo GP seguido e Lucas Di Grassi, não completou a prova.


Com o resultado, Button assume a liderança com 60 pontos, seguido de perto por Rosberg que não venceu, mas está com um rendimento muito bom com a Mercedes, com 50, Alonso está em 3º um ponto atrás e Hammiltonm segue em 4º, com 45 pontos. Felipe Massa caiu para a 6ª colocação com 41 pontos e Rubens Barrichello está em 13º com 5 pontos. Senna Sobrinho e Di Grassi ainda não pontuaram.


A próxima etapa acontece em 9 de maio, em Barcelona, no GP da Espanha. Será que se não chover haverá tanta disputa como nas últimas provas? Aguarde...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Futebol vira caso de polícia!?



Eu acho condenável atitudes anti-desportivas. Principalmente quando há ofensas de racismo, como a que ocorreu na noite de ontem, durante a vitória por 1x0 do Palmeiras sobre Atlético-PR. Em uma disputa de bola, Manoel, jogador do Atlético, teria dado uma cabeçada em Danilo, que revidou cuspindo no rosto do adversário. Em seguida, teria sido chamado de "macaco". Momentos antes, o atleta palmeirense se desentendeu com Manoel e o ofendeu com a frase "seu macado do c******", lance captado pelos microfones das emissoras que transmitiram a partida. O jogador rubro-negro, por sua vez, admitiu na coletiva ter dado um pisão em Danilo num lance posterior, em vingança pela atitude do zagueiro palmeirense.


Os fins não justificam os meios e tanto um quanto outro estão errados nessa história! Manoel não deveria, de forma alguma agredir seu adversário com uma cabeçada, enquanto Danilo não deveria, de forma alguma, revidar com uma cusparada e ofender racialmente seu colega de trabalho. Tá certo que o calor do jogo, ninguém vai falar no português da norma CULTA, ou sair falando por favor, pedindo por obséquio, por gentileza. Também sabemos que não temos "sangue de barata" e que muitas vezes agimos de maneira errada no calor de uma discussão, seja no dominó até uma partida de futebol.



O que eu posso afirmar é que AMBOS atletas estão errados! Claro que o delito do Danilo é mais grave e isso pode prejudicá-lo em uma esfera física e nem tanto desportiva.
Como não esquecer do caso do jogador DESÁBATO, que em jogo contra o São Paulo, pela Taça Libertadores, ofendeu o atacante Grafite?! O jogador argentino foi abordado e detido por
“injúria qualificada pelo racismo”, logo após o apito final da partida.



Curiosamente, Grafite, atualmente no Wolfsburg, da Alemanha, faz parte da campanha contra o Racismo. O atacante é uma das 100 personalidades que integram a campanha na Alemanha, voltada para o fim da desigualdade. Em uma foto, Grafite exibe uma placa com os dizeres: 'Não há lugar para o racismo!'
Concordo com você, Grafite!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mais uma da CBF!


A CBF claramente ficou descontente com a derrota de seu candidato, Kléber Leite, para a presidência do Clube dos 13 na ultima segunda-feira. Na tarde de ontem, a Taça das Bolinhas(primeiro pentacampeão brasileiro) teve finalmente seu destino definido, o Morumbi. A decisão da CBF não agradou a diretoria flamenguista que já se pronunciou por meio de sua presidente Patrícia Amorim dizendo que "a briga apenas começou".
O que pretendo aqui não é discutir quem foi campeão brasileiro de 1987 ou decidir quem merece mais a tal Taça das Bolinhas. O que quero discutir é a clara jogada que a CBF promoveu, tentando jogar o Flamengo contra o São Paulo. Ambos votaram em Fábio Koff para a reeleição e claramente estão recebendo retaliações por parte da CBF. Primeiro o Morumbi sendo vetado novamente apenas um dia após o resultado da eleição, depois o Flamengo perdendo a Taça das Bolinhas.
A única coisa que me agradou de tudo isso foi a postura dos clubes. Na entrevista coletiva dada por Patrícia Amorim, em nenhum momento há algum tipo de ataque ao time paulista. O Flamengo soube reconhecer de onde partiu a retaliação e agora promete entregar todos os documentos possiveis que comprovem que a Taça das Bolinhas é de posse rubro negra. E que, em minha opinião, é realmente na Gávea que deveria estar.
São Paulo e Flamengo deram uma aula de como não entrar em provocações e polêmicas que a CBF está tentando promover. Agora é torcer para que cada vez mais clubes sigam a mesma conduta e batam de frente com a multinacional de Ricardo Teixeira.
PS: Hoje, a diretoria do Flamengo pediu a presença de Ricardo Teixeira para prestar esclarecimentos sobre o assunto. Há a possibilidade do sócio benemérito ser expulso da Gávea. Para começar a arrumar a casa, nada melhor que tirar seu principal tumor.

Metendo a mão no bolso



Orçamento salta de 430 milhões para mais de 2,6 bilhões de euros

* Publicado no Jornal Extra! da Unesp/Bauru

Se há um fator que supera as expectativas em relação à Copa da África do Sul é o custo das obras. No lançamento da candidatura, o Comitê Organizador havia previsto gastos totais em torno 430 milhões de euros. Orçamento publicado em julho de 2009, mais próximo às necessidades de ações em infra-estrutura, transporte público, tecnologia da informação e segurança, beirava os 2,6 milhões de euros.
Segundo Fábio Kadow, do Portal Terra, a projeção inicial era muito baixa: “Se aqui a média dos projetos para os estádios, fora todo o gasto com infra-estrutura, segurança e transporte, é de R$500 milhões por arena, e sabemos que pode e deve aumentar, fica claro ser impossível fazer uma Copa com 430 milhões de euros”.
O argumento adotado pelos organizadores para a diferença orçamentária é o aumento dos custos nos materiais de infra-estrutura, na crise econômica e no acréscimo da remuneração aos funcionários, devido à seguidas greves.
Dos 10 estádios que receberão jogos na Copa, cinco estão sendo reformados. A opção por reformas em estádios antigos sofre críticas. Na opinião de Kadow, o que fazem os dirigentes são apenas ações pontuais: “Ficam colocando band-aids em buraco de bazuca, gastando em ações paliativas, apenas para momentos específicos, como no caso do Pan-07. A reforma pode ser uma solução, desde que, depois de uma análise, seja bem executada”.
Apesar de todo o gasto até os dias de hoje, segundo a jornalista brasileira Marta Reis, residente em Johanesburgo, o transporte público da cidade que vai receber 20% dos jogos da Copa permanece caótico: “A cidade mal tem linhas de ônibus. Metrô então, nem pensar”.
O Mundial na África do Sul tem tudo para ser marcante, mas os gastos podem fazer com que o povo local se lembre da Copa ainda por mais tempo, pagando a conta deixada pelo evento. Cabe ao Brasil aprender com os erros e não repeti-los em 2014.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Santos, sempre Santos!


Hoje, um dos maiores clubes da história do futebol faz aniversário. O Santos completa 98 anos em clima de festa!
O time de Pelé, de Pepe, Serginho Chulapa, Giovani, Robinho, Neymar... é o time dos meninos da Vila. É o time que nesse quase um século de história, já deu 2 Libertadores, 2 Mundiais, 2 Campeonatos Brasileiros, 17(proavalemente ainda esse ano 18) Campeonatos Paulistas...

O time que até hoje teve sua escalação lembrada de cabeça por muitos amantes do futebol: Lima, Zito, Dalmo, Calvet, Gilmar e Mauro, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Esse time deu alegria até mesmo para quem não torcia para o Santos, para os amantes do bom futebol. Hoje em dia, Neymar, Ganso e a volta de Robinho, trazem esses prazeres que só o futebol proporciona de volta. Um "futebol-arte" difícil de acontecer hoje em dia, que enche os olhos de quem vê no estádio ou pela telinha da tv.

Fica aqui, então.. os parabéns à esse glorioso clube, eleito pela entidade máxima do futebol, o MAIOR CLUBE DO SÉCULO XX DA AMÉRICA DO SUL.

Santos, sempre Santos!

domingo, 11 de abril de 2010

E agora Capitão?


Caro amigo corneteiro, pense em um goleiro “multicampeão”. Que tenha no currículo títulos como Libertadores, Mundial Interclubes, Campeonato Brasileiro, Campeonato Paulista e Copa do Mundo, e que não se destaque só por isso, que tenha também a particularidade de fazer gols em cobranças de faltas e pênaltis. Apresento-lhe Rogério Ceni. Venerado como um “Deus” por sua torcida, odiado como um “Diabo” pelas demais. A identificação tornou o goleiro o principal símbolo do São Paulo F.C., tido como jogador exemplo, que ostenta até mesmo a pretensão de ser um futuro presidente do clube. Já são 20 anos como atleta do tricolor, e todos esses fatores e características fazem crer aos rivais um “ar de superioridade”, certa prepotência por parte de Rogério, fazendo de cada partida um duelo particular entre ele e os adversários, e pasme, parece fazer muito bem ao ego do goleiro.
Mas errar é humano e não faz parte do contexto dos deuses. E em 2010, Rogério se mostra um reles mortal. Não fiquem bravos amigos tricolores, ele ainda pode dar orgulho a vocês já que sua carreira ainda não se encerrou. Porém, pelo Campeonato Paulista, seu destaque maior vêm sendo as falhas embaixo das traves, onde para mim, ele nunca foi acima da média. Levando em consideração os clássicos, considero haver uma falha por partida. No duelo contra o Santos, sofre um gol de pênalti com paradinha do garoto Neymar (não foi uma falha, mas levou os santistas à loucura), e no fim do jogo sofre um gol de letra do estreante Robinho dentro da pequena área. Contra o Palmeiras, falha no gol de Robert, em bola alçada, Rogério se “assusta” e vira-se contra o atacante e a bola. Contra o Corinthians, comete falha bisonha em cobrança de falta de Roberto Carlos. Por ultimo, no gol de Durval válido pelo primeiro jogo das semifinais do Paulistão, falha em saída de bola cruzada à área nos minutos finais do jogo, e decreta a derrota para o Santos.
Seria essa a queda de um gigante? O momento de parar? Ou uma mera fase ruim?

sábado, 10 de abril de 2010

Comprado pronto ou feito em casa?

O horário está marcado. Às 17:00 horas de Brasília a pelota vai rolar no Santiago Bernabéu. As atenções mundiais vão estar ligadas nas telas de TV ou dos computadores. As casas de apostas vão pagar prêmios milionários.
É o jogo mais esperado do campeonato. O duelo entre o melhor do marketing e o melhor em campo. O duelo entre o comprado pronto e o feito em casa. Isso tudo é o que você, amigo corneteiro, vai ver no grande clássico entre Real Madrid e Barcelona.
A equipe madridista se adequa ao primeiro tipo. O presidente megalômano Florentino Pérez abriu os cofres e comprou diversas estrelas mundiais.É o scratch de Critiano Ronaldo, ex-melhor do mundo, atual "rei do marketing". Dos 11 titulares blancos, só Casillas e Granero provém das canteras madridistas. Todos os outros são forasteiros.
Do outro lado temos o time criado em casa. É o time que entre os 11 titulares, apenas três foram trazidos de outras equipes. É o time do toque de bola. Do atual melhor do mundo, o argentino Messi. O time que, apesar da qualidade individual, prevalece o jogo coletivo.
As equipes estão empatadas na liderança do Espanhol com 71 pontos, no entanto a vantagem do empate é do Barcelona que venceu no jogo de ida por 2 a 1 e o primeiro critério de desempate na Liga é o confronto direto.
Quem vai levar? Só o apito final tem a resposta, mas quem vai vencer certamente será o amante do futebol, o corneteiro que pega sua vuvuzela quando a bola rola. Clássico imperdível. O toureiro da Plaza Monumental x a orquestra de Gaudí e Miró.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Final antecipada?! Quem leva?

No próximo domingo teremos os primeiros jogos das semi-finais do campeonato Paulista. Há muita gente que proclama o clássico entre São Paulo e Santos como a final antecipada do torneio.
Vamos fazer um raio X das duas equipes:

Rogério Ceni x Felipe - O jovem arqueiro santista tem crescido bastante de produção, mas nada que o faça ser comparável ao goleiro tricolor. Experiência e liderança, além da qualidade técnica, fazem de RC muito à frente de Felipe. 


Jean x Wesley - Ambos são volantes jogando improvisados. O tricolor é mais forte defensivamente, já o praiano tem na ofensividade seu expoente. Empate técnico.


Alex Silva x Edu Dracena - Boa disputa entre os zagueiros centrais. O Pirulito é mais forte no jogo aéreo, até mesmo por sua estatura (!,92m). No jogo rasteiro os dois se equivalem. Em relação ao posicionamento prefiro o defensor praiano. Empate técnico.

Miranda x Durval - O xerifão vindo do Sport Recife tem feito um belo campeonato, ainda mais atuando num time com pouca proteção do meio-campo. Já o zagueiro tricolor é o melhor da posição no Brasil, inclusive disputando vaga no elenco que vai à Copa do Mundo na África do Sul. Vantagem para o SP.

Junior César x Léo - O lateral tricolor é muito forte no apoio, mas peca demais na marcação. O experiente Léo não tem mais o gás e a vitalidade de antigamente. Os apoios tem sido cada vez menos constantes, mesmo assim tem sobrado espaço às suas costas. Vantagem para o são-paulino.

Rodrigo Souto x Arouca - Os volantes foram trocados no começo da temporada. Arouca assumiu a camisa 5 santista e parece que joga na equipe. Rodrigo Souto teve mais trabalho para entrar na equipe, mas o camisa 18 é essencial na qualidade na saída de bola. Hoje, Arouca tem mais vitalidade. Vantagem para o santista.

Hernanes x Marquinhos - O jogador são-paulino enfim voltou a atuar como volante, posição que o fez chegar até a seleção brasileira. Já o meia vindo do Avaí acabou jogando numa posição que nunca tinha assumido, mais recuado e fazendo a função de segundo volante, dando qualidade à saída de bola. Vantagem para Hernanes que é da posição e está habituado a jogar no setor.

Jorge Vágner x Paulo Henrique Ganso - O jogador tricolor já foi essencial pra o meio-campo, mas chegou até a perder a vaga no time principal. A fase não é das melhores. Em contrapartida, Ganso está jogando o fino da bola. A classe que ele empresta ao meio-campo praiano há tempos não se via. Vantagem para o santista.

Marlos x Robinho- O meia-atacante vindo do Coritiba ainda não havia repetido com a camisa tricolor a mesma bola dos tempos Coxa Branca, mas entrou bem no time nas rodadas finais. Robinho, apesar de não estar bem fisicamente, é o atacante titular da seleção brasileiro que vai à Copa. Não tem como comparar. Ponto para o santista.

Dagoberto x Neymar - O rápido camisa 25 tricolor tem jogado bem no camepoanto, mas nada que se compare aos feitos de Neymar com a camisa santista. O "moleque da Vila" está comendo a bola. Ponto para o santista.

Washington x André - É caneleiro, é grosso, não sabe matar a bola, é tudo isso e mais um pouco, mas W9 faz gols sempre. Excelente na bola aérea e sabe se posicionar. André era carta fora do baralho quando da chegada de Robinho. Mas o moleque vindo da Cabofriense surpreeendeu e fez gols decisivos pra o Santos. Nessa disputa, ponto para a experiência de W9.

Ricardo Gomes x Dorival Junior - Mesmo com um elenco recheado, Ricardo Gomes não conseguiu dar jeito no Sào Paulo. Já Dorival chegou à Vila nesse ano e se encaixou rapidamente. Deixou que a molecada jogasse solta. Suas alterações tem feito a diferença. Ponto para o sobrinho do Dudu.

Placar Final
São Paulo 5 x 5 Santos

E você amigo corneteiro? Concorda comigo?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Quem diria?!?!


Desde a temporada passada, com a saída de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, o todo poderoso Manchester United foi visto com descofiança pela mídia mundial. Porém, demonstrou não ser dependente do português, e viu em seu elenco os antigos coadjuvantes Rooney e Nani, assumirem a responsabilidade de manter o nível de atuação da equipe.

O clube se manteve entre os líderes na Premiere League, e tambem fazia ótima campanha na UCL, porém hoje, mesmo sendo considerado favorito, foi eliminado em casa do torneio continental pelo Bayern de Munique. O jogo envolvia uma dramaticidade antes mesmo de começar, já que, os diabos vermelhos além de precisar reverter um placar de 2 a 1 contra do jogo de ida, não sabiam se poderiam ter em campo seu principal astro Wayne Rooney, até então contundido. Para surpresa de todos, o "Sherek" entrou em campo, e com ele e o inspirado Nani, abriram o placar em 3 a 0 a favor contruído com propriedade logo no primeiro tempo. Porém, o time inglês foi surpreendido pela equipe bávara do Bayern que fez dois gols, sendo o ultimo um verdadeiro GOLAÇO, de Arjen Robben, gol esse qu valeu a classificação dos alemães pelo critério de gols marcados no campo do adversário.

Esta é a primeira semifinal sem a presença de clubes ingleses desde a temporada 2002/2003. No cruzamento, o Bayern enfreta o Lyon (que eliminou o Bordeaux), enquanto que do outro lado o duelo entre gigantes está anunciado, Barça e Inter de Milão. As partidas serão disputadas nos dias 20 e 21 de abril, e os jogos de volta na semana seguinte nos dias 27 e 28. Façam suas apostas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Bis

Quem acompanha o blog, certamente leu no dia 22/03, o post sobre o gênio Lionel Messi. A pergunta daquela postagem foi respondida.
Na noite de hoje, num Camp Nou lotado, o meia-atacante argentino só não fez chover. Que o diga o técnico do Arsenal, o francês Àrsene Wenger.
O time londrino foi bravo, lutou, até saiu na frente no placar, mas esqueceram de avisar o camisa 10 blaugrana que, no script escrito na terra de Shakespeare, o Arsenal sairia vitorioso.
Messi fez os quatro gols, comandou a equipe em campo e foi o maestro. É certo que tocar numa orquestra assistido por Xavi e Daniel Alves é bem mais fácil que levar Gutierrez, Samuel e sebá Dominguez nas costas.
A pergunta que não cala é quando Messi vai repetir uma atuação como a de hoje com a camisa da celeste argentina?
Esepro que não seja na Copa. 

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Enfim, O ALEMÃO venceu!

O Alemão da nova geração, enfim venceu a sua primeira corrida na atual temporada da F1. A tão temida chuva torrencial que fez misérias no treino de sábado não caiu e as brigas por posições foram em pista seca e de muita movimentação. Vettel largou em 3º, mas saltou na ponta logo na primeira curva do circuito de Sepang, na Malásia e dessa posição não saiu até a bandeirada final. Mark Webber, que largou na pole fechou a dobradinha da RBR e a surpresa da temporada, Nico Rosberg, da Mercedes, fechou o pódio. Depois de vários problemas em seu carro, finalmente o alemão correu bem sem problemas no carro, abrindo distância a partir do momento em que alcançou a liderança da prova. Lá atrás, mas BEM lá atrás, lutavam por uma corrida melhor as Grandonas Ferrari(que errou na estratégia no treino e largou na penúltima fila com Massa e Alonso e McLaren, que largou com Button também nas últimas filas). Quem se deu melhor nessa briga foi o brasileiro, que pilotou muito bem e terminou a corrida em 7º lugar. Jason Button terminou em 8º, depois de sofrer pressão dos dois carros da Ferrari. Alonso, em uma das suas últimas investidas em Button na prova, acabou sofrendo uma quebra no motor na penúltima volta, abandonando a prova e dando a liderança do campeonato pro seu companheiro de equipe que agora lidera o Mundial sem vencer uma prova. Está certo que estamos apenas na 3ª etapa do Mundial, mas essa nova pontuação está ajudando um pouquinho o piloto brasileiro. Outra boa surpresa foi enfim, ver Lucas di Grassi e Bruno Senna terminarem uma prova. Ambos que pilotam as menores equipes desse ano, terminaram em 14º e 16º, respectivamente. Outros pilotos que pontuaram foram em 4º RObert Kubica, mais uma vez lá na frente com sua modesta Renault, em 5º Adrian Sutil da Force-Índia, em 6º Lewis hamilton, em 9º Alguersuari da STR e em 10º Nico Hulkenberg, da Willians. O Outro piloto da equipe, Rubens Barrichello teve problemas na largada e só terminou na 12ª posição.
O Mundial de pilotos, agora com novo líder está da seguinte maneira:
Felipe Massa com 39 pontos; Alonso e Vettel em 2º com 37; em 4º Button e Rosberg com 35; em 6º Hamilton com 31; Kubica com 30 pontos é o 7º; Mark Webber é o 8º com 24 pontos e Rubens Barrichello está em 12º com 5 pontos.

O próximo GP será no dia 18 de Abril, em Xangai, na China!

Mais um pro bando de loucos?

O diário "Lance!" jogou a informação e alguns sites de esportes, como o espn.com.br confirmaram: Trezeguet pode ser a nova atração do Corinthians! De acordo com a imprensa, o atacante francês viria de graça ao Timão, pois a Juventus, dona do seu passe, estaria disposta a abrir mão da multa recisória e de parte dos rendimentos do atacante francês, cerca de 1,5 milhão de euros. A primeira opção do reserva da Véquia Senhora, é continuar no time de Turim. A segunda opção, é ir para o futebol argentino(Pois o jogador é argentino, naturalizado francês), mas essa opção é pouco provável pois poucos clubes do país teriam condições de bancar o alto salário do jogador.
O Corinthians aparece como terceira opção, depois de uma entrevista de Roberto Carlos ao "Lance!", afirmando que existe sim essa possibilidade.(O camisa 6 do timão é amigo do jogador e já teria conversado sobre a provável transferência).
O que poderia ajudar essa negociação é o fato do time do Parque São Jorge ter em seu elenco o próprio Roberto Carlos e o atacante Ronaldo, adversários de duas, das últimas 3 Copas.
Para isso, o timão teria que descolar mais investidores, pois 1,5 milhão de euros, convertidos somam mais de 3 milhões de reais. Será que cabe mais patrocínio na camisa poluída do timão???Será ainda, que vale todo esse investimento para um jogador que NUNCA foi unanimidade nos clubes por onde passou?
Na modesta opinião deste corneteiro, é preferível usar tal grana para melhorar o elenco para a sequência da Libertadores e claro, para o dificílimo Brasileirão 2010.

sábado, 3 de abril de 2010

Quem sairia ganhando?




Pouco antes da partida contra o Oeste, na tarde desse sábado, a diretoria palmeirense recebeu a notícia de que o Internacional estaria interessado em Diego Souza. A intenção do clube gaucho é propor uma troca por empréstimo até o final do ano. Diego desembarcaria em Porto Alegre e o atacante Taison e o volante Guiñazu viriam para o Palestra Itália. Quando questionado pelo assunto, o técnico Antonio Carlos Zago disse não admitir a saída do meio palmeirense, esperando contar com o jogador até a final da Copa do Brasil. Uma notícia um tanto quanto inusitada e interessante para a diretoria do Palmeiras. Diego Souza sem dúvida é um grande jogador, eleito o craque do campeonato brasileiro de 2009, o jogador de 24 anos é uma peça importante para o elenco palmeirense. Taison é um jovem atacante de apenas 22 anos que despontou no campeonato gaúcho de 2009 e depois foi perdendo espaço até chegar ao banco de reservas. Tem muito potencial. É mais um diamante esperando para ser lapidado. Guiñazu é um grande volante, foi peça fundamental no time do Inter. Em 2009, apresentou um futebol fantástico, chamando muito a atenção de vários times nacionais e internacionais. Na possível troca, quem sairia ganhando? Diego Souza atua bem quando seu time atua bem. É um jogador de muito talento, mas muito irregular. No Internacional, estaria com um dos melhores elencos do Brasil e disputaria uma Libertadores. Para ele e para o Inter, seria fantástico. Claro que Palmeiras sentiria falta, mas Ivo chegou e já mostrou que tem muito futebol e muita vontade, ele ao lado de Cleiton Xavier podem dar conta do meio de campo palmeirense. Para o Palmeiras, Guiñazu brigaria com Pierre pela posição, o que seria um interessante duelo pela titularidade. Com alguns detalhes a parte, é uma troca de seis por meia dúzia. Taison é a grande peça dessa transação. Seria um importante reforço para o time alviverde e mesmo não sendo um homem de área (que é o que o Palmeiras realmente precisa) iria ajudar muito a resolver a falta de gols da equipe. Se eu fosse um dirigente alviverde, fecharia o negócio!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Subiu no telhado

Depois de várias críticas por parte do secretário-geral da FIFA, Gerome Walcke, agora é a vez de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, descer a lenha no estádio do Morumbi.
Em entrevista na tarde de ontem, o mandatário do futebol brasileiro disse que o campo do São Paulo está longe de ser escolhido para a abertura da Copa de 2014. As mudanças apresentadas no projeto paulista não atenderiam os anseios da FIFA.
Ainda de acordo com Teixeira, as alterações no projeto de Ruy Otake seriam paliativas, não atingindo pontos tido por essenciais pela entidade máxima do futebol.
E agora? Quem vai receber a abertura do mundial no Brasil? Belo Horizonte e Brasília esfregam as mãos diante da inércia paulistana em adequar o projeto aos moldes da FIFA.
São Paulo, a principal cidade brasileira, pode ficar com jogos secundários no maior evento mundial da bola.
Noves fora a maquiagem feita pelo time da Vila Sônia no projeto do Morumbi, soa um tanto estranho tal crítica vir somente após o tricolor paulista oficializar apoio a Fábio Koff, atual presidente do Clube dos 13, à reeleição. Vale lembrar que Ricardo Teixeira acabou de lançar o candidato Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo, ao cargo maior do Clube dos 13.
Pelo jeito, se o São Paulo não retirar seu apoio à Koff, a CBF vai dificultar ao máximo a abertura da Copa em terras paulistas.

Armeration

O futebol realmente é uma caixinha de surpresas. Quem diria que um simples rebolado, a comemoração de um gol no clássico, traria de volta a confiança?
Pois é justamente o que aconteceu com Pablo Armero. Após o jogo contra o Santos o lateral colombiano voltou a jogar bola, a apresentar o mesmo jogo que fez com que o Palmeiras o contratasse.
Desde o clássico na Vila Belmiro, a subida de produção do camisa 6 alvi-verde é vertiginosa.
Na partida de ontem contra o Paysandu, mais precisamente no lance do gol palmeirense, Armero fez ótimo cruzamento para Robert, ou melhor, "colocou com a mão" na cabeça do camisa 20, que brilhantemente cabeceou como nos manuais de futebol.
O tempo é o melhor dos remédios. Há menos de um mês muitos fervorosos palestrinos queriam o camisa 6 longe dos jardins suspensos da rua Turiassú. A volta por cima do colombiano mostra que o inferno astral do bom jogador pode passar. A paciência e a tranquilidade nestes casos, no mais das vezes, são a melhor solução.