sexta-feira, 25 de junho de 2010

Futebol, o esporte de todos

Criado em terras britânicas, logo o futebol chegou à América Latina, junto aos funcionários das empresas inglesas que trabalhavam nos países do Novo Mundo.
O começo foi hesitante. Principalmente no Brasil, a aristocracia não deixava que a massa se aproximasse do novo esporte. Mas o tempo passou e o futebol se popularizou.
Para Bruno Trivelatto, radialista e pesquisador de futebol, a expansão do futebol e a sua popularização se deram em virtude dos avanços nos negócios da empresas britânicas de infra-estrutura, que através de seus funcionários praticavam e difundiam o novo esporte.
As regras de fácil assimilação, a necessidade de ser praticado em grupos, tudo isso ajudou para que o futebol alcançasse o posto de esporte mais praticado no mundo. Em época de Copa então, o mundo para. 
José Carlos Marques, o Zeca, professor da UNESP e pesquisador do futebol, acredita que a facilidade da prática do futebol e a possibilidade de convívio entre diferentes níveis sociais, diferentes faixas etárias colaborou sobremaneira para a popularização do futebol.
Junto da difusão do futebol, começaram a surgir a primeiras rivalidades.
Para o pesquisador Bruno Trivelatto, a primeira rivalidade na América do Sul se deu entre Uruguai e Argentina.
Zeca Marques entende que há duas formas das rivalidades serem criadas: a histórica e a esportiva. Para Marques a primeira grande rivalidade brasileira aconteceu entre Brasil e Uruguai, até mesmo pela Copa de 1950, quando o time charrua veio ao Maracanã e venceu a seleção brasileira na final daquele mundial. As rivalidades, certamente, apimentam ainda mais o mundo mágico do futebol.
Nesta época de Copa podemos notar por fotos e vídeos o quanto cada comunidade está enfeitada para torcer e vibrar com seu país.
Seja na Argentina, no Brasil ou em qualquer outro país latino americano o sentimento é um só, o amor por seu país. Isso graças ao futebol.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

!i!La Copa Mundial de Fútbol!i!

Sim caros amigos, a Copa do Mundo 2010 tem sotaque. Não italiano ou françês, como outrora, aliás, como descrever a vergonhosa a participação destes campeões mundiais? A Copa 2010 se destaca pelas zebras como o desempenho da Nova Zelândia (eliminada sem derrotas), pelas suspresas como Gana e Eslováquia (classificadas às oitavas) e pelo amplo domínio e superioridade dos países sulamericanos. Países como Chile e Paraguai, sempre presas fáceis de primera fase, roubam a cena em seus grupos na disputa pelos primeiros lugares, e se juntam na segunda fase aos já consagrados e multicampeões Brasil, Uruguai e Argentina. Os Estados Unidos, mesmo que no sufoco, conquistou sua vaga às oitavas de final. E o México, país que disputa a CONCACAF, mas que irônicamente tambem tem representantes na Taça Libertadores (competição sulamericana), tambem garantiu sua vaga entre os 16. Contando com o chaveamento e com o futebol apresentado, são grandes as possibilidades de conquista do título e marcas históricas por parte de sul e norte americanos.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Maluf nega Palmeiras e acerta com Galo


Eduardo Maluf, ex-diretor do Cruzeiro, seria anunciado como mebro da diretoria alviverde nesta semana. Depois de acertar salários com o Palmeiras, Eduardo pediu um tempo apenas para descansar, visto que saiu do Cruzeiro a pouco tempo. A negociação foi atravessada pelo Atlético-MG, que apesar de fazer uma oferta inferior ao time paulista, levou o diretor. O motivo para a Maluf permanecer em Minas é a idade avançada em que se encontram seus pais e no momento a presença efetiva do filho é essencial.
Depois de César Sampaio, Candinho e agora Maluf, o Palmeiras ainda tenta contratar um gerente de futebol para o clube. Nas três tentativas, salários foram acertados, no caso de Candinho até anunciado para imprensa ele foi, e mesmo assim nada se confirmou. Mais uma piada nos bastidores do Circo Palestra Itália.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cadê minha garrafa vazia?

A última rodada da fase de grupos vai mostrar quem tem mais garrafas vazias para vender.
A possibilidade de grandes seleções ficarem de fora da fase de mata-matas é enorme. França, Itália, Inglaterra e Alemanha correm sérios riscos de caírem nos grupos. Seria uma catástrofe para a Copa como espetáculo, mas de repente o despertar necessário para uma renovação em elencos envelhecidos.
Outro fato inédito, mas que já era esperado pela maioria, pode acontecer com a desclassificação da África do Sul na primeira fase. Será a primeira vez que o time da casa pode ficar fora da segunda fase.

Meus palpites:
França vai pra casa
Itália passa em segundo
Alemanha vai pra casa
Inglaterra passa em segundo
África do Sul cai na primeira fase

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Belo texto

Para nossos corneteiros de plantão que sabem um pouco de inglês, segue o link de um belo texto escrito pelo colunista do The Times, Patrick Barclay.

http://www.thetimes.co.uk/tto/sport/football/international/article2557835.ece

¿Que pasa, Fúria?

Mais uma vez a seleção espanhola decepcionou. A partida entre Espanha e Suíça era aguardada por muitos por ser a primeira do time de Vicente Del Bosque, virtual candidata ao título, no mundial da África do Sul. E a Espanha foi mal.
Jogando contra o tradicional ferrolho suíço, o time de Xavi e cia. não conseguiu furar o sistema pragmático armado por Otmar Hitzfeld. Vale lembrar que a defesa da "Terra do canivete" não leva gols em Copas há mais de 800 minutos, um senhor número.
É cedo para dizermos que a Espanha amarelou mais uma vez. Caso se classifique em segundo lugar, provavelmente vai enfrentar o Brasil, virtual líder do grupo G. 
Aí o buraco vai ser mais embaixo para os espanhóis. Acho pouco provável que a Fúria vença o selecionado canarinho.
Parando com as suposições, o fato é que a Espanha tem que jogar mais. O que apresentou hoje foi pouco se quer realmente brigar pelas cabeças no Mundial.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Começou

Finalmente a bola rolou na Copa do Mundo da África do Sul. O espetáculo do futebol começo.
Para o corneteiro que esperava o time da casa tomando chocolate durante todo o campeonato e nem sequer teria chance de chegar à segunda fase, uma surpresa na partida inicial.
Os bafana bafanas seguraram o México no primeiro tempo e, na volta do intervalo, partiram para cima dos "guerreiros astecas".
O empate por 1 a 1 deixa as equipes ainda com chances de chegarem à próxima fase, mas o trabalho será complicado. Terão que chegar ao menos a 5 pontos para ainda sonharem com a segunda vaga.
O que mais valeu foi a festa feita pela torcida. Que coisa linda!!! Parabéns ao povo sul-africano