sábado, 31 de julho de 2010

O maior clássico Paulista, Brasileiro e um dos maiores do MUNDO!


O estádio Paulo Machado de Carvalho, mais uma vez, será palco do maior clássico do estado de São Paulo. Palmeiras x Corinthians é um jogo que pára a cidade. E olha que São Paulo não é Porto Alegre ou Belo Horizonte com apenas esses dois times grandes em disputa de grandes competições. Por aqui também tem o São Paulo FC, além do time da baixada santista, O Santos.
Mas nenhum SanSão ou ch
oque-rei é maior que Corinthians x Palmeiras. Muitas histórias, algumas delas vergonhosas, como a briga ferrenha da final do paulistão de 1999, na clássica embaixadinha do edílson, em frente ao banco de reservas da equipe palmeirense, ou o pênalti perdido por Marcelinho Carioca na semifinal da Libertadores de 2000. Recentemente, o clássico está recheado de novas personagens, como O xororô de Valdívia(que está de volta ao Palmeiras, mas não joga o Clássico) e o primeiro gol de Ronaldo em sua volta ao futebol, após um ano parado. Para o bom corintiano, tinha que ser no finalzinho contra o maior rival. Tinha repórter falando após o jogo, qual era a sensação dos jogadores palmeirenses após a "derrota" para o Cortinhians. Foi preciso o jogador reiterar que eles haviam empatado a partida, não perdido.

Enfim.. esse é um jogo que mexe muito com a torcida de ambos os times. E não importa a fase que cada um está. Uma derrota, pode cair em ruínas e instalar a famosa "crise". Como em 2007. O Timão liderava o Brasileirão até a 5ª rodada, quando perdeu por 1x0 o clássico. A partir daí, o time desandou e acabou caindo para a série B, naquele ano.
Amanhã será um jogo muito bacana de se ver. O Corinthians novamente na liderança, com o novo técnico estreando. O Palmeiras sem vencer com Felipão, que sabe como poucos, o que representa esse jogasso de bola!


Esse jogo representa tanto que a diretoria dos dois clubes criaram um torneio à parte. Desde 2009, a cada Corinthian X Palmeiras, é disputado o "Troféu Oswaldo Brandão", grande treinador que foi vitorioso em ambas as equipes. O atual dono do troféu é o Corinthians, por ter vencido o último confronto, pelo paulistão desse ano, também no Pacaembú, por 1x0.
Algum palpite para o maior clássico do Brasil, querido corneteiro? Ou você acha que outro jogo tem maior importância que esse? Dê sua opinião! E que amanhã, vença o melhor!

Abaixo, um vídeo do site youtube, falando um pouquinho mais sobre o Derby:

http://www.youtube.com/watch?v=bYYSm7fBiVk&feature=fvst

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mano Menezes: boas lembranças e algumas surpresas

Saiu a primeira lista de convocados do técnico Mano Menezes à frente da seleção brasileira de futebol para o amistoso do dia 10 de agosto contra os EUA, em Nova Jersey. No total são 24 nomes, com alguns retornos, algumas boas lembraças e, também, muita surpresa.
Dos convocados só 4 foram à África do Sul (Daniel Alves, Robinho, Ramires e Thiago Silva). Apenas 4 já trabalharam com o técnico (André Santos, Jucilei, Carlos Eduardo e Lucas).


Segue a lista e meus comentários sobre cada jogador

GOLEIROS
VICTOR - Já deveria ter ido à Copa de 2010. É o melhor goleiro em atividade no Brasil.
RENAN - O goleiro do Avaí tem jogado demais. Assumiu a vaga de titular e tem sido um dos destaques do Brasileirão. Tem idade olímpica.
JEFFERSON - O arqueiro do Botafogo foi a primeira surpresa negativa da lista. É o goleiro de bolas incríveis, mas também de falhas grotescas. Não gostei.

LATERAIS
DANIEL ALVES - Jogou a Copa no meio-campo e não foi tão bem quanto se esperava. É tido como um dos melhores laterais da Europa. Tem idade para chegar bem em 2014 (27-31).
ANDRÉ SANTOS - Atuou com o técnico no Corinthians e foi muito bem no alvi-negro. Negociado com o Fenerbahçe vinha sendo convocado até o jogo contra a Venezuela em Campo Grande(MS). Tem relativa experiência na seleção. Chegará em 2014 aos 31 anos.
RAFAEL - Foi bem na temporada do Manchester United. É um nome que terá idade olímpica em 2012. Boa lembrança.
MARCELO - É o dono da lateral do Real Madrid. Sua convocação era tido por muitos como possível já para a Copa deste ano. Bom nome.

ZAGUEIROS 
THIAGO SILVA - É a bola da vez para a zaga brasileira. Deve ser o dono da cozinha.
HENRIQUE - Já tinha sido convocado por Dunga. Fez temporada regular no Racing Santander. É novo e deve chegar bem ao Mundial.
DAVID LUIZ - Um dos zagueiros mais valorizados da Europa. Faz bela dupla Luisão nos encarnados.
RÉVER - Jogou muito no Grêmio. Foi vendido ao Wolfsburg e quase não jogou. Chega ao Atlético-MG para ser o dono do setor. Aposta para o futuro.

MEIAS
JUCILEI - Grande surpresa na lista. Não tem vaga de titular garantida no Corinthians, mas é exaltado como atleta que tem futuro brilhante. Aposta para 2012.
SANDRO - Volante que assumiu a camisa 8 do Internacional e faz a torcida não ter saudades de antigos ídolos. Está negociado com o Tottenham. Nome certo na seleção olímpica. Pode ser cortado caso o Inter avance para a final da Libertadores.
HERNANES - Atuando como volante ou meia tem sido destaque dentro do modorrento time do São Paulo. jogador de técnica apurada e boa força física.
LUCAS - Trabalhou com Mano no Grêmio e, em 2010, assumiu a vaga de titular do Liverpool com a saída de Xabi Alonso. Tem grande futuro pela frente e deve ser um dos homens de confiança do treinador.
EDERSON - Foi bem no Nice e depois foi para o Lyon onde oscilou bastante. É uma aposta. 
CARLOS EDUARDO - Atuou com o treinador do Grêmio e logo depois foi vendido ao Hoffenhein. Foi convocado pelo técnico Dunga e ficou na lista de opções para a Copa. Bom nome.
GANSO - Jogou demais no primeiro semestre, junto da equipe santista, e encantou o país. Foi o jogador mais aclamado por imprensa e torcida, mas ficou de fora da Copa. Deve ser o camisa 10.
RAMIRES - Foi muito bem na Copa. Infelizmente estava suspenso no fatídico jogo contra a Holanda. Tem jogado muita bola.

ATACANTES
NEYMAR - Jogou demais no primeiro semestre, assim como Ganso, mas caiu demais de produção. É nome certo nas convocações futuras, mas precisa voltar a jogar bola e deixar as firulas nos treinos.
ANDRÉ - Aproveitou bem o excelente momento do Santos no primeiro semestre. Depois de vendido ao Dínamo de Kiev caiu de produção. Surpresa na lista, mas com potencial.
ALEXANDRE PATO - Surgiu como fenômeno e logo foi vendido ao Milan. Tem potencial para estar entre os melhores atacantes do mundo. Não à Copa devido ao baixo rendimento na seleção.
DIEGO TARDELLI - Atacante em excelente fase. Pôs a cabeça no lugar depois de ter perambulado por diversos times. Tem técnica apurada.
ROBINHO - Como diz PVC: "é o melhor do mundo do ano seguinte". Não manteve a bola que jogou na primeira passagem pelo Santos. De Real Madrid disputando títulos foi ao médio Manchester City. Não jogou e voltou ao Santos, onde foi coadjuvante de Neymar e Ganso. Tá na hora de voltar a jogar bola.

Boa convocação. Alguma discordância neste ou naquele jogador, mas no geral foram boas lembranças. 

E você, amigo corneteiro, gostou?

domingo, 25 de julho de 2010

Mano Menezes em 3 partes

A vida de Mano Menezes foi agitada na semana que passou. De técnico favorito ao cargo de treinador da seleção à segunda opção, depois o convite diante da recusa de Muricy e a despedida do Corinthians.

PARTE 1
Durante toda a semana a imprensa ficou chutando quem seria o técnico da seleção canarinha. O dia do anúncio foi exaltado aos quatro ventos.

Na sexta-feira, dia 23, Muricy é convidado para assumir o cargo vago desde a queda de Dunga, mas o ex-comandante de São Paulo e Palmeiras é vetado pelo Fluminense, seu atual clube. O motivo real para a recusa dificilmente saberemos. Mano, a primeira opção para a maioria dos comentaristas, não era o predileto de Ricardo Teixeira.


PARTE 2
Após o treino do Corinthians na sexta para o jogo frente ao Guarani Mano é convidado por RT para comandar o time pentacampeão do mundo. Convite aceito e anunciado pelos portais de internet, mesmo sendo a segunda opção. O Corinthians age rápido e anuncia Adílson Batista, zagueiro campeão mundial pelo alvi-negro em 2000.

PARTE 3
A partida de despedida calhou de ser com o mesmo time da estreia, o Guarani. Pacaembu cheio e a torcida ovacionando seu comandante durante 2 anos e meio. O jogo começa fácil e logo aos 2 minutos Jorge Henrique abre o placar. O bravo Bugre empata a partida. Bruno César, o meia armador garimpado por Mano do bom time do Santo André, decide. Primeiro numa cobrança de falta digna de manuais. Depois em bela jogado de Roberto Carlos. Cruzamento da esquerda para o baixinho camisa 10 se jogar na bola e cabecear para o fundo das redes. Placar de final de 3 a 1. Uma despedida a altura da trajetória de Mano Menezes frente ao timão. A cereja do bolo vem com a "volta olímpica"de Mano se despedindo da Fiel torcida corintiana.

Parabéns Mano pelo período comandando o Corinthians. Apesar de alguns percalços durante seu comando e algumas contratações indecifráveis, você ajudou a colocar o Corinthians de volta ao seleto grupo de principais forças do futebol brasileiro.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Reconhecimento sem fronteiras

Sócrates certamente foi uma das maiores personalidades do mundo futebolístico em todos os tempos.
Futebol, cultura, expectativas para os eventos esportivos no Brasil (Copa e Olimpíadas).

Segue o link da entrevista que o Doutor deu à BBC de Londres: http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/football/8840141.stm 

terça-feira, 20 de julho de 2010

Essa semana sai


A Confederação Brasileira de Futebol, CBF, anunciou que até o próximo domingo vai anunciar o nome do próximo treinador da Seleção Brasileira de Futebol. Segundo alguns sites esportivos, o nome do técnico Mano Meneses é o mais cotado para assumir o cargo. A campanha do treinador desde os tempos de Grêmio, como finalista de LIbertadores e campeão paulista e da Copa do Brasil de 2009 pelo Corinthians, dão o status de TOP ao comandante alvi-negro.
Porém, outros nomes aparecem como candidatos: Muricy Ramalho, atualmente no Fluminense, Felipão, atualmente no Palmeiras, sempre Luxemburgo, atualmente no Atlético-MG e até o novato Leonardo, ex-técnico do Milan(ITA), estão na briga pelo cargo que vai sofrer mais pressão nos próximos 4 anos. A realização da Copa no Brasil e a má campanha na Copa na África do Sul, fazem com que o hexa seja conquistado por obrigação por 189.999.999 milhões de pessoas.. na próxima edição.
Desses nomes, amigo corneteiro, somente 2 me agradam muito. Felipão, por seu histórico campeão não só pela seleção, mas por clubes também e Muricy Ramalho. O Carrancudo treinador trí-campeão brasileiro pelo São Paulo, tem um perfil e uma visão de jogo que me agradam muito. Por mais que o achem retranqueiro, tenho certeza que isso não ocorrerá com a Seleção Brasileira, caso ele seja O escolhido.

Aliás, a escolha será feita até domingo. Quem será o escolhido pelo todo poderoso Ricardo Teixeira para fazer a Seleção Brasileira resgatar o melhor de seu futebol?

Hora de serem adultos

No mês de junho, ainda durante a Copa do Mundo, o goleiro Felipe foi até a diretoria corintiana dizendo ter uma proposta do Genoa, da primeira divisão italiana. Como a vontade do arqueiro era deixar o clube o comando alvi-negro liberou o jogador.
Mas a tal proposta não chegou. Nesse meio tempo o Corinthians contratou Bobadilla, experiente goleiro com passagens pela seleção paraguaia e pelo Boca Juniors.
Com o negócio fracassado frente aos genoveses, Felipe voltou ao Parque São Jorge e treina separado do grupo principal desde estão. 
A decisão de afastá-lo veio com uma espécie de "vingança" da diretoria com o goleiro. O precoce corneteiro pode não se recordar, mas quando o Corinthians foi rebaixado em 2007, Felipe alegou ter uma proposta do Fluminense e queria deixar o clube, mesmo tendo contrato em vigor. Nos momentos de renovação contratual, a batalha sempre foi árdua. A diretoria nunca negou que não morre de amores pelo baiano.
Eis que na tarde de hoje os representantes do "paredão da Fiel" comunicaram o Sindicato do Atletas Profissionais que Felipe estaria sendo humilhado pelo comando corintiano por não estar treinando junto com o elenco principal.
Em nota, a diretoria alega que está cumprindo a risca o contrato entre clube e atleta, o que de fato vem ocorrendo, pois os vencimentos de Felipe continuam sendo pagos regularmente e o arqueiro segue treinando nas dependências do clube, mesmo que afastado do elenco principal.
Felipe quer o rompimento contratual. O Corinthians se nega a perder o atleta sem qualquer compensação financeira. O atleta teria uma oferta do Braga, de Portugal, que acabou de vender o goleiro Eduardo para o Genoa.
Para que clube a atleta saiam satisfeitos as rusgas terão ser deixadas de lado. Numa hora como essas o melhor e passar a borracha sobre os acontecidos, para que as duas partes não saiam prejuducadas.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Espanha, um país esportivo

A Espanha é a atual campeã mundial de futebol. Ganhou da Holanda e consagrou a geração que havia ganhado a Eurocopa em 2008. Mas quem pensa que a Espanha é forte só futebol está redondamente enganado.
Desde as olimpíadas de 92, em Barcelona, a Espanha vem investindo forte em diversas modalidades. Além do futebol, a Espanha tem o melhor tenista da atualidade Rafael Nadal. Por sinal, a Espanha tem 13 tenistas entre os 100 melhores da ATP em simples, 9 em duplas e 4 tenistas entre as 100 da WTA.
No ciclismo a Espanha é referência. Tem 4 medalhas nos jogos olímpicos de Pequim e já conquistou 9 vezes o Tour de France, tendo inclusive os últimos 4 vencedores da prova.
No basquete masculino o país é o atual campeão mundial e vice olímpico. No atletismo a especialidade é a marcha, com medalhas nas olimpíadas de Barcelona, Atlanta, Sydney e Atenas.

Dê uma olhadinha nas conquistas espanholas dos últimos 20 anos. Será que um dia o Brasil vai chegar lá? Cadê o projeto?

CONQUISTAS ESPANHOLAS PÓS-1992

FUTEBOL
SELEÇÃO ADULTA
2008 – CAMPEÃ EUROPEIA – BÉLGICA E HOLANDA
ESPANHA 1 X 0 ALEMANHA

2010 – CAMPEÃ MUNDIAL
ESPANHA 1 X 0 HOLANDA

SELEÇÃO OLÍMPICA
1992 – CAMPEÃ – BARCELONA
POLÔNIA 2 X 3 ESPANHA

2000 – VICE-CAMPEÃ – SYDNEY
ESPANHA 2(3) X 2(5) CAMARÕES
Destaques: Xavi, Puyol, Marchena, Capdevilla

SUB-20
1999 - CAMPEÃO MUNDIAL – NIGÉRIA
Espanha 4 x 0 Japão
Destaques: Xavi, Casillas e Marchena

2003 - VICE-CAMPEÃO MUNDIAL – EMIRADOS ÁRABES
BRASIL 1 X 0 ESPANHA
Destaque: Iniesta

SUB-17
2009 – TERCEIRO LUGAR – NIGÉRIA
COLÔMBIA 0 X 1 ESPANHA

2007 – VICE-CAMPEÃO – COREIA DO SUL
NIGÉRIA 0(3) X 0(0) ESPANHA

2003 – VICE-CAMPEÃO – FINLÂNDIA
BRASIL 1 X 0 ESPANHA
Jogadores vice: David Silva e Cesc Fábregas

1997 – TERCEIRO LUGAR - EGITO
ALEMANHA 1 X 2 ESPANHA
Destaques: Xavi e Casillas

FUTSAL
2008 – VICE-CAMPEÃ – BRASIL
2004 – CAMPEÃ – CHINA (TAIPEI)
2000 – CAMPEÃ – GUATEMALA
1996 – VICE-CAMPEÃ – ESPANHA
1992 – TERCEIRO LUGAR – HONG KONG

TÊNIS
2010 - RAFAEL NADAL – líder do ranking masculino
13 tenistas entre os 100 melhores do mundo (ATP) – 12/07/10
9 tenistas entre os 100 no ranking de duplas (ATP) – 12/07/10
4 tenistas entre as 100 melhores (WTA) – 12/07/10
TENISTAS NÚMERO 1 DO MUNDO
Rafael Nadal
Carlos Moyá
Juan Carlos Ferrero
Albert Costa
Alex Corretja
OLIMPÍADAS
2008 – OURO – RAFAEL NADAL – SIMPLES
2008 – PRATA – MEDINA GARRIGUEZ/RUANO PASCUAL – DUPLAS
GRAND SLAM
ROLAND GARROS
Rafael Nadal – 5 títulos (2005, 2006, 2007, 2008 e 2010)
Sergi Bruguera – 2 títulos (93 e 94)
Carlos Moyá – 1 título (98)
Albert Costa – 1 título (2002)
Juan Carlos Ferrero – 1 título (2003)
Arantxa Sanches – 3 títulos (89, 94 e 98)
AUSTRALIAN OPEN
Rafael Nadal – 1 título (2009)
WIMBLEDON
Rafael Nadal – 2 títulos (2008 e 2010)
US OPEN
Arantxa Sanchez – 1 título (94)
COPA DAVIS (MASCULINO) – 4 TÍTULOS (PÓS-92)
2000 – CAMPEÃ - BARCELONA
ESPANHA 3 X 1 AUSTRÁLIA
2003 – VICE-CAMPEÃO - MELBOURNE
AUSTRÁLIA 3 X 1 ESPANHA
2004 – CAMPEÃ - SEVILLA
ESPANHA 3 X 2 ESTADO UNIDOS
2008 – CAMPEÃ – MAR DEL PLATA
ARGENTINA 1 X 3 ESPANHA
2009 – CAMPEÃ - BARCELONA
ESPANHA 5 X 0 REPÚBLICA TCHECA

FED CUP (FEMININO) – 4 TÍTULOS – 5 VICES (PÓS-92)
1992 – VICE-CAMPEÃ – FRANKFURT
ALEMANHA 2 X 1 ESPANHA
1993 – CAMPEÃ – FRANKFURT
AUSTRÁLIA 0 X 3 ESPANHA
1994 – CAMPEÃ – FRANKFURT
ESTADOS UNIDOS 0 X 3 ESPANHA
1995 – CAMPEÃ – VALÊNCIA
ESPANHA 3 X 2 ESTADOS UNIDOS
1996 – VICE-CAMPEÃ – ATLANTA
ESTADOS UNIDOS 5 X 0 ESPANHA
1998 – CAMPEÃ - GENEBRA
SUÍÇA 2 X 3 ESPANHA
2000 – VICE-CAMPEÃ – LAS VEGAS
ESTADOS UNIDOS 5 X 0 ESPANHA
2002 – VICE-CAMPEÃ – GRAN CANARIAS
ESPANHA 1 X 3 ESLOVÁQUIA
2008 – VICE-CAMPEÃ – MADRID
ESPANHA 0 X 5 RÚSSIA

CICLISMO
OLIMPÍADA
2008 – OURO – PISTA - PROVA POR PONTOS
2008 – OURO – ESTRADA
2008 – PRATA – PISTA - MADISON
2008 – BRONZE – PISTA - PROVA POR PONTOS
ESPANHA É ATUAL TETRACAMPEÃ DO TOUR DE FRANCE
2009 – Alberto Contador
2008 – Carlos Sastre
2007 – Alberto Contador
2006 – Oscar Pereiro
1995 – Miguel Induráin
1994 – Miguel Induráin
1993 – Miguel Induráin
1992 – Miguel Induráin
1991 – Miguel Induráin

BASQUETE
JOGOS OLÍMPICOS
2008 – VICE-CAMPEÃ – PEQUIM (Masculino)
MUNDIAL
2006 – CAMPEÃ – SAITAMA (Masculino)

HANDEBOL
MUNDIAL
2005 – CAMPEÃ – TUNÍSIA (Masculino)
OLIMPÍADA
1996 – TERCEIRO LUGAR – ATLANTA (Masculino)
2000 – TERCEIRO LUGAR – SYDNEY (Masculino)
2008 – TERCEIRO LUGAR – PEQUIM (Masculino)

BOXE
OLIMPÍADAS
1992 – PRATA – BARCELONA
1996 – BRONZE - ATLANTA

ATLETISMO
OLIMPÍADAS
1992 - 2 ouro (1500m e marcha 20km), 1 prata (decatlon) e 1 bronze (salto com vara).
1996 – 1 prata (1500m) e 1 bronze (marcha 50km)
2000 – 1 bronze (marcha 50km)
2004 – 1 prata (marcha 20 km) e 1 bronze (salto em distância)

MEDALHAS OLÍMPICAS PÓS-1992
13
7
2
22
5
6
6
17
3
3
5
11
3
11
5
19

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Se a moda pega

O volante Leandro, do EC Bahia, foi multado pela diretoria do clube por ter sido expulso após discussão com jogador do Guaratinguetá bem em frente ao árbitro.
De acordo com o alto comando tricolor expulsões injustificadas serão multadas. 
Imagine se a moda pega?
Jogadores como Felipe Melo, Marcinho Guerreiro e Cocito ficariam devendo salário.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A hora da verdade

Amanhã começam os jogos pelas quartas-de-final da Copa da África do Sul. O Brasil enfrenta a Holanda, enquanto o Uruguai pega Gana. No sábado teremos Argentina contra a Alemanha e Espanha contra Paraguai.
Como a nome do blog já diz, vou dar minhas cornetadas.

Brasil x Holanda - parada duríssima, mas o Brasil deve passar. Creio no resultado de 2 a 1.

Uruguai x Gana - o time charrua está bem montado pelo Oscar Tabarez. O caminho ganês chegou ao final. 1 a 0 pro timede Lugano, Fórlan e cia.

Argentina x Alemanha - o duelo que quem der palpite tem grande chance de errar. Meu voto vai para o time do Maradona. 3 a 2 e a Argentina estará nas semi-finais.

Espanha x Paraguai - a retranca paraguaia vai dar trabalho para a Fúria, mas no final o time do toque de bola deve prevalecer. Vitória magra de 1 a 0.

Meus palpites estão aí. Agora é hora de me cornetar. Deixe seu prognóstico.