segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mano Menezes: boas lembranças e algumas surpresas

Saiu a primeira lista de convocados do técnico Mano Menezes à frente da seleção brasileira de futebol para o amistoso do dia 10 de agosto contra os EUA, em Nova Jersey. No total são 24 nomes, com alguns retornos, algumas boas lembraças e, também, muita surpresa.
Dos convocados só 4 foram à África do Sul (Daniel Alves, Robinho, Ramires e Thiago Silva). Apenas 4 já trabalharam com o técnico (André Santos, Jucilei, Carlos Eduardo e Lucas).


Segue a lista e meus comentários sobre cada jogador

GOLEIROS
VICTOR - Já deveria ter ido à Copa de 2010. É o melhor goleiro em atividade no Brasil.
RENAN - O goleiro do Avaí tem jogado demais. Assumiu a vaga de titular e tem sido um dos destaques do Brasileirão. Tem idade olímpica.
JEFFERSON - O arqueiro do Botafogo foi a primeira surpresa negativa da lista. É o goleiro de bolas incríveis, mas também de falhas grotescas. Não gostei.

LATERAIS
DANIEL ALVES - Jogou a Copa no meio-campo e não foi tão bem quanto se esperava. É tido como um dos melhores laterais da Europa. Tem idade para chegar bem em 2014 (27-31).
ANDRÉ SANTOS - Atuou com o técnico no Corinthians e foi muito bem no alvi-negro. Negociado com o Fenerbahçe vinha sendo convocado até o jogo contra a Venezuela em Campo Grande(MS). Tem relativa experiência na seleção. Chegará em 2014 aos 31 anos.
RAFAEL - Foi bem na temporada do Manchester United. É um nome que terá idade olímpica em 2012. Boa lembrança.
MARCELO - É o dono da lateral do Real Madrid. Sua convocação era tido por muitos como possível já para a Copa deste ano. Bom nome.

ZAGUEIROS 
THIAGO SILVA - É a bola da vez para a zaga brasileira. Deve ser o dono da cozinha.
HENRIQUE - Já tinha sido convocado por Dunga. Fez temporada regular no Racing Santander. É novo e deve chegar bem ao Mundial.
DAVID LUIZ - Um dos zagueiros mais valorizados da Europa. Faz bela dupla Luisão nos encarnados.
RÉVER - Jogou muito no Grêmio. Foi vendido ao Wolfsburg e quase não jogou. Chega ao Atlético-MG para ser o dono do setor. Aposta para o futuro.

MEIAS
JUCILEI - Grande surpresa na lista. Não tem vaga de titular garantida no Corinthians, mas é exaltado como atleta que tem futuro brilhante. Aposta para 2012.
SANDRO - Volante que assumiu a camisa 8 do Internacional e faz a torcida não ter saudades de antigos ídolos. Está negociado com o Tottenham. Nome certo na seleção olímpica. Pode ser cortado caso o Inter avance para a final da Libertadores.
HERNANES - Atuando como volante ou meia tem sido destaque dentro do modorrento time do São Paulo. jogador de técnica apurada e boa força física.
LUCAS - Trabalhou com Mano no Grêmio e, em 2010, assumiu a vaga de titular do Liverpool com a saída de Xabi Alonso. Tem grande futuro pela frente e deve ser um dos homens de confiança do treinador.
EDERSON - Foi bem no Nice e depois foi para o Lyon onde oscilou bastante. É uma aposta. 
CARLOS EDUARDO - Atuou com o treinador do Grêmio e logo depois foi vendido ao Hoffenhein. Foi convocado pelo técnico Dunga e ficou na lista de opções para a Copa. Bom nome.
GANSO - Jogou demais no primeiro semestre, junto da equipe santista, e encantou o país. Foi o jogador mais aclamado por imprensa e torcida, mas ficou de fora da Copa. Deve ser o camisa 10.
RAMIRES - Foi muito bem na Copa. Infelizmente estava suspenso no fatídico jogo contra a Holanda. Tem jogado muita bola.

ATACANTES
NEYMAR - Jogou demais no primeiro semestre, assim como Ganso, mas caiu demais de produção. É nome certo nas convocações futuras, mas precisa voltar a jogar bola e deixar as firulas nos treinos.
ANDRÉ - Aproveitou bem o excelente momento do Santos no primeiro semestre. Depois de vendido ao Dínamo de Kiev caiu de produção. Surpresa na lista, mas com potencial.
ALEXANDRE PATO - Surgiu como fenômeno e logo foi vendido ao Milan. Tem potencial para estar entre os melhores atacantes do mundo. Não à Copa devido ao baixo rendimento na seleção.
DIEGO TARDELLI - Atacante em excelente fase. Pôs a cabeça no lugar depois de ter perambulado por diversos times. Tem técnica apurada.
ROBINHO - Como diz PVC: "é o melhor do mundo do ano seguinte". Não manteve a bola que jogou na primeira passagem pelo Santos. De Real Madrid disputando títulos foi ao médio Manchester City. Não jogou e voltou ao Santos, onde foi coadjuvante de Neymar e Ganso. Tá na hora de voltar a jogar bola.

Boa convocação. Alguma discordância neste ou naquele jogador, mas no geral foram boas lembranças. 

E você, amigo corneteiro, gostou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário