sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Carta aberta ao Sr. Adílson Batista

Caro senhor Adílson Batista

No infeliz dia em que o técnico do Fluminense Muricy Ramalho disse não à CBF, nuvens negras estacionaram sobre o Parque São Jorge. Mano Menezes era a bola da vez. Convite feito e aceito. 
Mano despediu-se do elenco e rumou junto ao Rio de Janeiro. O time do povo depois de  dois anos e meio estava novamente no mercado atrás de um treinador. 
Recém saído do Cruzeiro, o senhor era a bola na boca da caçapa. Técnico jovem, aguerrido, campeão mundial em 2000 pelo timão. Tudo se encaixava. 
Logo após sua chegada o estilo "retranqueiro" de Mano Menezes foi deixado um pouco de lado. Seu time buscava mais o gol, mas também dá mais espaço na defesa. Mas era o risco. Quem quer vencer tem que estar disposto a correr riscos.
O tempo passou e o Corinthians ponteava o campeonato, sempre com o Fluminense um ponto a frente ou atrás. Mas como o senhor sempre dizia em suas coletivas "temos que estar no bolo".
Na metade do mês de agosto o senhor pediu a contratação do zagueiro Thiago Heleno, mesmo tendo em seu elenco Willian e Chicão, a dupla titular, além de Paulo André e Leandro Castán. Confesso que pouco conhecia do futebol do ex-defensor celeste, mas o pouco que vi não gostei. Inseguro, falha demais nas bolas aéreas, recuperação lenta. Em suma, não acrescentou em nada ao elenco, mas sempre vem tendo oportunidades
Outro jogador que no seu time tem espaço é o volante-lateral Moacir. Eu sei, esse jogador já estava no Parque São Jorge quando o senhor foi contratado. Obra da parceria do presidente com o senhor Carlos Leite. Não é culpa sua que ele faça parte do elenco. Mas sim, é sua culpa de escalá-lo. 
Se fosse para enumerar a quantidade de erros cometidos por ele, o espaço desta postagem ficaria demasiado grande. Só para ilustrar o que estou dizendo, rememoro dois lances. Contra o Internacional tínhamos consegue o empate heróico, mas o senhor Moacir conseguiu desviar uma bola que sairia na bandeira de escanteio. Gol do Inter, 3 a 2. 
No jogo da última quarta-feira, contra o moribundo Atlético-MG, o jogo estava tranquilo. O Corinthians vencia por 1 a 0, até que o senhor Moacir aprontou de novo. A bola era toda dele, limpa, pronto para ser tirada da zona do agrião, mas... mas era o Moacir. Ele cegou a bola na primeira tentativa e depois teve que jogá-la para escanteio para "afastar o perigo". Resultado, gol do Galo.
Eu sei também que o senhor vai se esquivar. Vai dizer que o elenco tem muita gente machucada, que está tendo que improvisar, que está sem o Ralf, Jorge Henrique, Chicão, etc. Eu sei de tudo isso, mas escalar o Moacir não dá. É perigo de gol a cada lance. Mas é gol contra, não a favor.
Após todas essas palavras, espero que o senhor repense a escalação do Moacir em qualquer posição. Ele não tem o dom da bola. Quem sabe ele seja um excelente cara de grupo, boa praça, contador de piadas, enfim últil de algum modo. O que não pode é ser escalado em momento nenhum. Não dá.
Senhor Adílson Batista, o Fluminense está fazendo uma força danada para perder o campeonato, até mesmo mais que o Corinthians. É sua grande chance de escrever de vez seu nome da história corintiana. Foi campeão do mundo e agora pode ser o técnico do centenário. Mas não acredite que poderá ser campeão com Thiago Heleno e Moacir, o filho da dor, em campo.

2 comentários:

  1. O Moacir é peça importante desse mau momento vivido pelo Corinthians. O Dpto Médico não coopera e o Prof. Pardal escala os caras na "democracia tática"! Cada um joga onde quiser. O Zagueiro reserva só joga na ala esquerda. O Meia esquerda(lento), só joga no na ponta do ataque. Mtas vezes o atacante joga como ala. COmo vc disse, o que o Mano construiu em 2 anos e meio, ele tá conseguindo destruir em 3 meses.

    ResponderExcluir
  2. Thiago Heleno chegou agora, dificil julgar, e pelas vezes que o vi atuar pelas Seleções de Base e Cruzeiro não me pareceu um zagueiro ruim.
    + como esquecer o penalti que o glorioso Moacir cometeu em pleno Maraca na Libertadores 2010 contra o Fla quando o Corinthains tinha um homem a mais em campo? Moacir é um jogador extremamente limitado. Complicado entender como um jogador feito ele chegou a ser considerado um profissional do esporte. Ele é horrível, desde os tempos de reserva no Sport.
    tenho pesadelos, nõa com Freddy, Jason ou Bicho-Papão, como fiel torcedor meu pesadelo é Moacir..

    ResponderExcluir