sábado, 23 de outubro de 2010

Panela deve voltar ao basquete

Publicado primeiro no jornalismofc.com

Após a venda da sede da Associação Luso Brasileira, na zona sul de Bauru, o problema da falta de um ginásio municipal mais uma vez causa transtornos à “Cidade sem limites”.Com a negociação concluída na noite desta quinta-feira entre o clube da colônia portuguesa e um grupo investidor paulistano, o time de basquete profissional de Bauru vai ficar sem “casa” a partir de maio de 2011.
Após as declarações do técnico do Bauru/Itabom Jorge Guerra, o Guerrinha, sobre a necessidade de um ginásio adequado para o time disputar os campeonatos Paulista e Brasileiro, foi veiculado na imprensa local que a Panela de Pressão, de propriedade do Noroeste, seria desapropriada pelo poder público bauruense e depois oferecida ao time de basquete para que mandasse seus jogos no tradicional palco que abrigava o esporte até 2003.
No entanto, como o Noroeste tem uma pendência financeira com a Prefeitura de Bauru relativa à IPTU, a transferência de dinheiro público para a Maquininha Vermelha ficaria dificultada juridicamente. Essa hipótese de desapropriação não foi bem aceita pela diretoria do clube de centenário e nem apoiada pela diretoria do basquete, fato que poderia atrasar o processo e, até mesmo, levá-lo ao Poder Judiciário. A desapropriação seria a última alternativa.
Em reunião realizada ontem a noite (quinta-feira), o prefeito Rodrigo Agostinho e representantes do Noroeste e Bauru/Itabom discutiram as possibilidades da Panela voltar a abrigar jogos de basquete. A opção considerada mais viável é uma parceria entre a Prefeitura de Bauru e o Bauru/Itabom, e o clube pagaria diretamente ao Noroeste o valor referente ao aluguel das instalações. Caberia ao convênio a reforma das instalações do ginásio. O Noroeste acena com um valor próximo de R$ 7,5 mil.Vale ressaltar que o ginásio fica dentro do Complexo Damião Garcia, de propriedade do clube, mas qualquer atitude tomada em relação à Panela de Pressão em nada afetaria o Estádio Alfredo de Castilho, campo no qual o Noroeste manda seus jogos.
Ficou agendada para a próxima terça-feira, dia 26, uma reunião entre os departamentos jurídicos da prefeitura e dos clubes para que a situação possa ter um desfecho.

Ginásio Poliesportivo
Uma cidade do tamanho de Bauru, com mais de 350 mil habitantes, não ter um ginásio poliesportivo com dimensões e piso oficiais é uma falha histórica da administração municipal. Mas ao que parece esta mancha esportiva está próxima de ter fim.
Paralelo ao projeto da Panela de Pressão voltar a sediar competições oficiais, a sociedade bauruense está engajada na construção de uma Arena Multiuso.
A nova instalação ficaria na região norte da Avenida Nações Unidas e poderia abrigar, a partir de 2012, competições oficiais de diversas modalidades indoor. Esse ginásio seria o grande trunfo de Bauru para receber os Jogos Abertos em 2012. As verbas para a construção viriam do governo estadual e federal.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário