segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Aí vou eu!!!

O futebol paulista está prestes a ver mais uma equipe mudando sua cede. Depois de vermos o Grêmio Barueri mudar para Presidente Prudente, o Votuporanga ir para Hortolândia e o Campinas mudar de cidade e nome, sendo atualmente conhecido por Esporte Clube Barueri, o próximo a acenar com a mudança é o Guaratinguetá.
O proprietário da Garça do Vale Sony Douer recebeu proposta da prefeitura de Americana, na região de Campinas, para transferir sua equipe e mandar seus jogos no tradicional estádio Décio Vitta, casa do Rio Branco.
As perguntas que voltam à tona são aquelas feitas quando da mudança do Grêmio Barueri para Prudente. Vale a pena? E a torcida como fica? O Brasil assimila mudanças neste formato?
Segundo informações da Gazeta Esportiva, o "lucro" que seria obtido por Sony seria equivalente a R$100 mil, valor irrisório para o mundo do futebol.
Respondendo às questões acima, não acredito que valha a mudança, o futebol brasileiro é fomentado por tradição e suporte local. O torcedor pode, num primeiro momento, até empurrar o time, como aconteceu em Prudente, mas o interesse acaba se os resultados não aparecem, fato experimentado na cidade do Oeste Paulista.
Além disso tudo, há ainda o fato do Brasil não estar acostumado a esse "estilo NBA" de mudanças de cidade-sede. Se lá ocorre rápida absorção local, cá as coisas são diferentes. O futebol nacional não é receptivo a tais alterações.
Ainda de acordo com a Gazeta, o valor de transferência de clubes de uma cidade a outra é de R$800 mil, valor baixo para o "mundo da bola" e facilmente conseguido em negociações de jogadores para o exterior. 
O presidente da Federação Paulista de Futebol Marco Polo Del Nero estuda o aumento da taxa de transferência de cidades, mas o fato é que o reajuste é anual e, caso o Guaratinguetá mude antes do final do ano, os valores serão os da tabela 2010 da FPF.

Um comentário:

  1. Escrevi sobre isso no meu blog. A moda pegou, meu amigo.. Isso não é nada bom para o futebol! Tem um texto meu aqui, quando o Barueri tornou-se Prudente.. Lamentável, somente...

    ResponderExcluir