segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Pelé" Henrique Ganso


Surgiu como promessa, e ganhamos um craque. A partir de hoje, como amante do futebol, continuo a aplaudir Messi, mas passo a reverenciar Ganso.

Sua atuação durante todo o campeonato Paulista explodiu na final da competição, e afastou qualquer duvida sobre o garoto de 20 anos. Foi digno de Maradona, Zico, ou melhor, ele foi Pelé. Mesmo sem vestir a 10 por uma ironia do destino (presença do ídolo e seu descobridor Giovanni), isso foi detalhe, ele teve uma tarde de Rei.
Ganso fez de tudo, ou melhor, fez tudo. Foi decisivo com um passe de craque, deixando Neymar frente a frente com o goleiro Julio Cesar no gol de empate em 2 a 2. No segundo tempo, contra uma zaga inteira, e seu time com dois jogadores a menos, segurou a bola no campo de ataque sozinho, cavou faltas, provocou, ganhou tempo em cobranças de falta e escanteios posicionando a bola fora do arco e até mesmo surpreendendo a todos os espectadores somente tocando na pelota. Mostrou personalidade inimaginável, definida assim pelo comentarista Walter Casagrande, da Rede Globo, "o Paulo Henrique tem 20 anos e idade, porem parece ter 20 anos de futebol". Foi obstinado à conquista do título, tendo leitura de jogo, e reconhecendo seu valor dentro da partida, bateu o pé para o chefe Dorival Junior, negando ser substituído, simplesmente GENIAL! (até o próprio treinador reconheceu o gesto em entrevista ressaltando a importância de Paulo Henrique na partida, fugindo assim de maiores polêmicas).

REZO ao nosso “professor Dunga”, que não seja covarde. Chega de mesmice. No mundial, olhar ao banco e ver Josué, Julio Baptista e Elano como soluções será fatal, irá doer no coração de todos os brasileiros e apaixonados por futebol. Seria uma injustiça. E como é clichê dentre os treinadores, ” futebol é resultado”, e “futebol é momento”. E o momento e dele, Ganso neles. Ganso já, não vale à pena arriscar!

Por fim, e não menos importante, meus mais sinceros parabéns ao E.C.Santo André, vice campeão paulista de 2010, com louvor. Apesar de não levar o caneco, venceu a partida final por 3x2 e fez um campeonato fantástico. Aqui vos fala um corneteiro convicto de que Corinthians, São Paulo e Palmeiras não fariam uma final tão emocionante e muito menos mereciam estar onde a equipe do ABC esteve. O “Ramalhão” deve comemorar e muito.

Um comentário:

  1. Realmente o Ganso jogou demais na partida de ontem. Enquanto o Neymar fica, cada vez mais, taxado de cai cai, o PH mostra maturidade, qualidade técnica e liderança dignas de um grande jogador. Se havia alguma dúvida na cabeça do Dunga em levá-lo ou não à Copa, o jogo de ontem mostrou que o moleque é "pau pra toda obra". Dia 11 está aí, esperemos que o turrão técnico da seleção amoleça e leve o novo Messias.

    ResponderExcluir