domingo, 28 de fevereiro de 2010

Meninos da Vila derrubam o Corinthians

Clássico é clássico e vice-versa, como diria o filósofo Jardel. E no disputado na tarde de hoje todos os ingredientes que compõe o enredo do derby estiveram presentes. Drama, alegria, habilidade e o homem de preto fazendo besteira.
O começo da partida foi todo santista. A defesa estava sólida. O meio estava criativo. O ataque endiabrado. Pelo lado corintiano o que se viu foi um time assustado. A falta de entrosamento era latente.
Aos cinco minutos de jogo um pênalti assinalado de Roberto Carlos sobre Marquinhos. O lateral do penta levou amarelo. Neymar foi pra cobrança. Bateu no canto direito de Felipe, que fez belíssima defesa.
A partir de então o Corinthians igualou o jogo. Dentinho teve chance de empatar. Deu uma bicicleta no meio da área santista. O goleiro Felipe, do Santos, fez bela defesa.
Aos 32 veio a redenção de Neymar. Marquinhos encontrou o atacante na entrada da área. Alessandro deu espaço na marcação, o garoto girou e finalizou, sem chances para Felipe, do Corinthians.
O restante do primeiro tempo foi todo santista. Na volta do intervalo duas alterações no timão. Jucilei e Moacir entraram nas vagas de Ralf e Alessandro, respectivamente. Por sinal, Moacir entrou para decidir o jogo. Mas do  "faz tudo pernambucano" vamos falar mais a frente.
Aos 14 da segunda etapa Marquinhos encontrou Neymar, que foi à linha de fundo e cruzou para André empurrar para as redes.
O segundo tento santista deu nocaute técnico no Corinthians, que se resumia a descer o sarrafo e tomar cartões.
Aos 33 Dentinho descontou e logo depois Tcheco teve a chance de igualar, mas cabeceou mal, a bola tocou na trave e saiu.
Lembra do Moacir, aposta do Mano Menezes para a segunda etapa. Pois bem. O lateral tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso. A avenida da lateral-direita corintiana estava toda aberta.
O Santos era só ataque e Felipe salvava o alvi-negro de Parque São Jorge.
Roberto carlos ainda viria a ser expulso, em uma lambança do senhor José Henrique de Carvalho, o homem do apito. RC se jogou na área, mas em momento nenhum pediu pênalti. Prosseguiu no lance, mas o senhor José Henrique preferiu valorizar o lance, marcar tiro indireto e expulsar RC. 
Impedimento do ataque santista. Neymar adiantado. Chicão vai atrás da bola e leva um lençol do camisa 7. Furioso dá um pesco-tapa no garoto. Confusão armada. Amarelo para os dois. 
No lance seguinte novo impedimento de Neymar, mas o garoto prossegue o lance, inclusive driblando Felipe. A falta de critério impera e o homem do apito não dá cartão ao camisa 7, que seria o segundo amarelo.
No fim das contas o Santos jogou muito melhor, o timão foi só um rascunho da equipe galáctica que se espera e o juiz apareceu mais do que deveria.

Bolas cheias: Neymar, Ganso e Marquinhos pelo Santos. Felipe pelo Corinthians.

Bolas murchas: Alessandro e Moacir pelo Corinthians.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sport Club Corinthians Marketing Paulista


O Corinthians anunciou, através do departamento de Marketing, o lançamento de uma moto com a marca do clube. Segundo os dados da diretoria do timão, cerca de 10 mil unidades já foram vendidas para revendedoras.
Também está em vias de fechamento do negócio, o lançamento de uma linha de carros, com a marca Corinthians. Por fora, o automóvel terá a cor que o cliente quiser, mas por dentro, haverá vários detalhes alvinegros.Não se sabe qual montadora irá fazer o modelo do carro do centenário, muito menos o valor do automóvel.
Mas o que a gente tem percebido é o tanto de ações de marketing que o Corínthians tem feito em seu centenário: Cruzeiro, carro na Stock Car, Caminhão na Fórmula Truck, carro na Fórmula de clubes mundiais, Agora, carros e motos também estão na parada.
Não sei dizer se a grana está entrando nos cofres corintianos por esse meio. Entra pelos patrocínios R$ 45 milhões ao todo, somado aos últimos 7 milhões do banco Panamericano, que renovou seu contrato.
Será que valem à pena todos esses meios pra divulgar a marca Corínthians? Será que haverá um retorno positivo financeiramente para o clube? Espero que o diretor de Marketing do Corínthians, Luis Paulo Rosemberg, saiba responder essa pergunta!

No duelo entre Terry e Bridge, deu citizens

Na partida que marcou o reencontro entre os ex-amigos John Terry e Wayne Bridge, quem levou a melhor foi o Manchester City.
O confronto começou quente, como era esperado. No momento inicial de fair play em que os atletas cumprimentam aos adversários, John Terry estendeu a mão, mas não teve retorno de Bridge.
Com a bola rolando, mesmo atuando em Stanford Brigde, casa do Chelsea, os citizens comandados por Roberto Mancini foram superiores, especialmente na segunda etapa. Ainda na primeira, a bela atuação do goleiro Shay Given, grande nome do jogo, fez com que o placar ficasse no 1 a 1. Ele pegou tudo e mais um pouco. Os gols foram de Lampard, para os blues, e Tévez, para os citizens.
Na segunda etapa o jogo foi todo do time do norte da Inglaterra. Logo aos 6 minutos Bellamy virou o jogo. Num pênalti infantil de Belletti, Carlitos Tévez ampliou o placar. O lateral foi para o chuveiro mais cedo.
O Chelsea estava perdido em campo. Pouco criava e quando a bola chegava em Drogba, o artilheitro azul, contava com a marcação perfeita de Lescott, que anulou o marfinense. Aos 81, num lance de descontrole do alemão Ballack, falta feia em Tévez e cartão vermelho.
Com dois a mais em campo, os citizens se posicionaram para jogar no contra-ataque e chegaram ao quarto gol outra vez com o galês Bellamy. O caixão estava fechado. Lampard ainda descontou para os Blues.
O resultado pôs o Manchester City na quarta posição, com 49 pontos. Já o Chelsea se mantém com 61 pontos e vê Manchester United e Arsenal mais perto no retrovisor. Os red devils tem 60 pontos e os gunners tem 58. O Premier League pega fogo na reta final.

Fotos: The Sun

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Como seria aqui?

O Portsmouth, clube da primeira divisão do futebol inglês, anunciou concordata e deverá ser administrado judicialmente.
Com dívidas que superam os € 70 milhões, sendo a maior parte para o Fisco do governo britânico, o clube do sul da "Terra da Rainha" deve perder, imediatamente, nove pontos, como atesta o regulamento da Federação Britânica para casos de times que entrem em concordata.
Mesmo tendo sido posto "no mercado", os atuais dirigentes do clube não conseguiram vender o clube. Vale lembrar que os Pompey tiveram quatro donos nos últimos anos, mas nenhum deles conseguiu sanar as contas do clube.
Imaginem se a moda pega aqui no Brasil. Como fariam as diretorias de Corinthians, Flamengo, Fluminenses, Palmeiras e outros tantos que tem dívidas ultrapassando os 100 milhões de reais? Se a CBF rebaixasse os clubes "no negativo", acredito que ficaríamos em comenos de 10 clubes na primeira divisão.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

É HOJE!


Enfim, o Corínthians inicia a tão esperada caminhada rumo à conquista da América, hoje, às 21h45, contra o Racing do Uruguai. 
Quando digo esperada, não é somente pelos torcedores corintianos, que almejam o título que falta à galeria de inúmeros troféus do Parque São Jorge (o qual tive o prazer de conhecer nas férias de janeiro em São Paulo). 
Essa estreia é aguardada também pela crônica esportiva de um modo geral, que ajuda a construir o mito da competição sulamericana e, também, por que não, esperada pelos torcedores rivais, loucos de vontade de renovar as piadas que difamam o Timão, único dos grandes paulistas que não possui a Taça Libertadores. AINDA!
E por que eu escrevo AINDA em letras garrafais? O alto investimento em jogadores experientes para disputar a competição, a expectativa criada desde o título da Copa do Brasil do ano passado, em que a camísa comemorativa dava mais ênfase à Libertadores desse ano, do que propriamente ao título recém conquistado contra o Inter-RS. 
Todos os fatores dão ao Corínthians esse respeito e essa "obrigação" de ganhar esse ano a competição. Os algóses de outros tempos não disputam esse ano, o time tem grandes nomes como Roberto Carlos, Iarley (campeão pelo Boca), Tcheco, Danilo (campeão pelo São Paulo) e ELE: Ronaldo. 
Se eu confio em dois caras dessa fase corintiana são Mano Meneses e Ronaldo. Ambos mostraram que são capazes e por mais que um esteja, teoricamente, fora de forma e o outro seja questionado pela crítica e torcida. Mostraram que juntos sabem fazer esse time jogar. 
Tudo pode acontecer. O Corínthians pode se consagrar no centenário, ou pode ver o sonho ser adiado. Mas, para se ganhar uma Libertadores, é preciso jogá-la. Para jogá-la, é preciso planejamento e bons times para chegar entre os primeiros do Brasileiro ou ganhar a Copa do Brasil. 
A partir do momento que a equipe se acostumar a jogar, o título irá aparecer. Não como obra do acaso futebolístico, como quando o Once Caldas venceu, mas pelo planejamento e dedicação dos 25 jogadores inscritos em cada edição da competição. Desejo sorte ao Corínthians. Assim como desejo aos demais clubes brasileiros que disputam a Libertadores. Que vença o melhor! E que o melhor seja.... Aí, o pitaco fica pra depois..

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Os "vilões" estão escolhidos


Já estão definidos os árbitros das partidas dos times brasileiros na semana que vem, pela primeira rodada da Taça Libertadores. Os times que fazem sua estréia são o Internacional, que joga no Beira-Rio na terça, terá o árbitro argentino Diego Abal contra o Emelec, do Equador, no Beira-Rio. Roberto Reta e Gustavo Esquivel serão os auxiliares da partida válida pelo grupo 5. O Flamengo faz sua estreia na Libertadores quarta-feira contra o Universidad Católica no Maracanã, às 21h50. O experiente árbitro paraguaio Carlos Amarilla vai apitar o jogo válido pelo grupo 8 da competição, e os assistentes serão Nicolás Yegros e Emigdio Ruiz Roa. Já o Timão, estréia na Libertadores em casa, também na quarta, contra o Racing, do Uruguai, às 21h50. O juiz do confronto, válido pelo grupo 1 da competição, vai ser o boliviano Raúl Orosco, que será auxiliado pelos seus compatriotas Jorge Calderón e Juan Arroyo. Cruzeiro e São Paulo também jogam semana que vem, porém, ambos já estrearam na competição Sul-Americana. O São Paulo, que ganhou em casa por 2x0 do Monterrey, terá na sua próxima partida, quinta-feira, contra o Once Caldas fora de casa, o chileno Pablo Pozo no apito, auxiliado por Patrício Basualto e Francisco Mondría como assistentes. A Raposa, vai tentar superár a perda fora de casa para o Vélez por 2x0 contra o Colo-Colo no Mineirão, terça-feira, e terá o "professor" bem experiente Oscar Ruiz, auxiliado pelos compatriotas Abraham González e Humberto Clavijo.


Desses árbitros, sinceramente me recordo do Amarilla e do Oscar Juiz, que são bons árbitros e até cotados para Copa do Mundo e Final da Libertadores. O que os times brasileiros tem de fazer, é jogar o seu melhor futebol, deixar de lado um pouco a catimba sulamericana e contar com a sorte do árbitro não fazer qualquer tipo de besteira na aplicação das 17 regras do esporte bretão!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Não deu liga

A demissão de Muricy Ramalho é o desfecho de uma relação complicada. Desde sua rechada ao Palestra Itália Muricy era olhado com desconfiança. Nunca teve apoio incondicional da direção palestrina. Gilberto Cipullo sempre foi contra. Belluzzo a favor. Toninho Cecílio começou favorável, mas sempre com um pé atrás.
A chegada de Vágner Love não contribuiu para que o time evoluisse, muito pelo contrário, serviu para que o grupo rachasse. Tinha jogador no elenco que não aceitava o salário ganho pelo Artilheiro do Amor e o resultado todos sabem. Love acabou "expulso" do Palestra por membros da torcida.
A queda vertiginosa da equipe no Brasileirão serviram para minar ainda mais o moral do técnico com a cúpula verde. Com a desclassificação até mesmo para a Libertadores, a paciência ficou por um fio. Só o presidente Belluzzo segurava o treinador tricampeão brasileiro no cargo.
Com a virada de ano as expectativas eram de que o Palmeiras iria ao mercado contratar para reforçar o limitado e diminuto elenco palestrino. Mas não. O time não contratou as peças pedidas pelo treinador.
Com um elenco escasso. Algumas escalações mal feitas. Jogadores com performances abaixo da crítica. A derrota de ontem serviu para jogar a pá de cal. Muricy vai embora sem deixar saudades.

Abaixo exponho alguns pontos que contribuíram para a queda de Muricy Ramalho:
- Diretoria: em 2009 fez tudo que pode durante o Brasileirão. Segurou Diego Souza e Pierre. Trouxe o Vágner Love. Em 2010 foi inerte. Despois de perder o artilheiro do amor, perder Ortigoza e Obina, pouco contratou. Chegaram Lincoln (ainda não estreiou), Léo (trocado pelo brigão Maurício) e Márcio Araújo. O camisa 9 sonhado não veio. O time não tem um centroavante de ofício.
- Muricy: não deu liga com o Palmeiras. Apesar de não ter um elenco recheado, errou em vários momentos durante o brasileirão e contribuiu para que o time não alcançasse a vaga na Libertadores. Em 2010 trabalhou com as poucas peças que o elenco possui. Especialmente na partida de ontem foi mal na escalação. Não teve os atletas solicitados à diretoria.
- Contusões: o elenco escasso sentiu demais as perdas de Pierre, Cleiton Xavier e Maurício Ramos. Tudo bem em chorar as perdas dos meio-campistas, mas a do Maurício Ramos é demais. Um jogador comum que, caso o elenco tivesse qualidade, não deveria ser sentida.
- Torcida: dentro do estádio teve atuação elogiável. Sempre apoiou. Quando quis ir além da função de torcedor passou do limite. O diretor da Mancha conhecido por Largartixa agrediu o atacante Vágner Love, fato que desencadeou a saída do avante.
- Vágner Love: é inegável que a sua segunda passagem pela Academia foi muito inferior à primeira, mas é demais por nas costas do jogador a queda de produção do time. A diferença salarial em relação aod demais atletas do time causou ciúme.
- Diego Souza: na reta final do Brasileirão "pipocou", se escondeu e não foi o jogador decisivo que a torcida esperava.

A chegada de Antonio Carlos Zago não resolverá os problemas da equipe. Faltam jogadores de maior qualidade no elenco verde. Quem sabe se a diretoria ousar um pouco mais, o time consiga voltar a figurar entre os primeiros.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Timão em campo, mas a cabeça é na Libertadores

O Corinthians entra em campo, às 21:50, para a disputa da décima rodada do Paulistão contra o Mogi Mirim. Mas se perguntarem aos jogadores se eles estão pensando no estadual, a reposta será um sonoro: NÃO.
Em virtude da tão esperada Libertadores, as atenções estão todas voltadas para a competição continental. Quais serão os jogadores serão inscritos? Qual será o resultado do time em campo no ano do centenário?
Questões são muitas. Repostas, bem poucas.
Na noite de hoje o time vai mais um vez remendado à campo. Sem William, suspenso, e Ronaldo, Danilo e Dentinho contundidos, o time não vai conseguir o tão esperado padrão de jogo.
O tempo passa e Mano Menezes não consegue por em campo o time completo. Eis que surgem as perguntas. Quando este dia vai chegar? Será que Danilo vai estar pronto para a estreia na Libertadores frente ao Racing, do Uruguai?
Só tempo nos dirá.

Mais Liga dos Camepões

Depois das partidas de ontem pela Liga dos Campeões em que Lyon e Manchester United venceram, respectivamente, os gigantes Ral Madrid e Milan, hoje temos mais duas partidas pelas oitavas-de-final.

Porto x Arsenal - Estádio do Dragão
O Porto treinado por Jesualdo Ferreira recebe a molecada do Arsenal, comandada pelo descobridor de talentos Arsene Wenger. Os portistas tem no brasileiro Hulk e no colombiano Falcão Garcia as grandes esperanças de gol.
Já a infantaria do norte de Londres vem desfalcada de Van Persie e Arshavin, ambos contundidos. Caberá ao mago Wenger escalar um time que dê munição ao atacante, provavelmente solitário, Bendtner. Leve favoritismo aos patrícios portistas.

Bayern de Munique x Fiorentina - Allianz Arena
Os bávaros comandados por Louis Van Gaal (foto) vem de uma recupação surpreendente no campeonato local, depois de um começo desastroso. A maré é boa e a dupla de ataque formada por Olic e Gomez tem dado certo. A defesa é sólida e o goleiro Butt tem garantido atrás.
Pela lado italiano os grandes destaques são o trio de armadores formados por Marchionni, Jovetic e Vargas, além do ponta de lança Gilardino, que vive excelente fase. O grande problema é o desfalque do capitão Adrian Mutu, suspenso novamente por doping. Dificilmente os comandados de Cesare Prandelli conseguirão conter o forte time do Bayern

E para você, amigo corneteiro, quem vencem as partidas de hoje? 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Dia de Wayne Rooney

Na partida que poderia ser um "cala boca" no técnico Dunga por não tê-lo convocado para o jogo contra a Irlanda, Ronaldinho foi só um rascunho daquele jogador que brilhou no Barcelona. 
Depois de um começo eletrizante com o Milan ditando o jogo, aos dois minutos Ronaldinho abriu o placar em chute de primeira.
Até parecia que Ronaldinho iria voltar a ser o mesmo de outros tempos, mas o Manchester igualou o jogo. No final da primeira etapa, em lance de linha de fundo pela direita, Paul Scholes segou a bola de direita, a pelota bateu na canela esquerda e foi morrer no fundo das redes de Dida.
Na segunda etapa os diabos vermelhos voltaram dominando a partida. Com Fletcher, Scholes e Carrick ditando o ritmo do jogo e os velhinhos milanistas não aguentando parar em pé, foi a hora de Rooney aparecer. 
O ruivinho chamou o jogo e simplesmente trucidou o time do técnico Leonardo. O gol da virada saiu depois de cruzamento de Valencia pela direita, Rooney subiu entre Nesta e Bonera e cabeceou para as redes de Dida.
O terceiro gol, que forçaria o Milan vencer por três gols de vantagem em Old Trafford, saiu depois de cruzamento de Fletcher. Rooney subiu entre Thiago Silva e Nesta e testou para as redes de Dida.
No final do jogo, num momento muito mais de coração e garra que de técnica, o Milan conseguiu descontar. Ronaldinho fez jogada pela esquerda, o latifúndio que ele julga ser seu há bastante tempo, e cruzou para Seedorf que, de letra, empurrou para as redes de Van der Sar.

Ah... ia me esquecendo do Gaúcho. Com a mão na cintura e jogando 10 minutos por partida vai ficar difícil ter uma chance na seleção brasileira.

Com o 3 a 2 no placar, o Milan precisa vencer por 2 gols de diferença ou placar superior ao de hoje. Aos red devils serve qualquer empate ou derrota por um gol, desde que o placar seja inferior ao 3 a 2. Se repetido o score a decisão vai para os pênaltis.

Foto: globoesporte.com

Vai recomeçar o espetáculo

Começam nesta terça-feira os confrontos das oitavas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. A competição que é a coqueluxe dos clubes do velho mundo traz um novo formato. Em vez dos clubes jogarem todos nas tradicionais datas de terças e quartas-feiras, a edição 2009/2010 mostra mudanças nas datas. Os jogos das oitavas estão distribuídos ao longo de cinco semanas.
Abrem os trabalhos os times do Lyon, Real Madrid, Milan e Manchester United entrando em campo neste último dia de carnaval.
Em Lyon, os lyoneses enfrentam os galáticos merengues, com direito a Kaká e Cristiano Ronaldo em campo.
Já no San Siro, em Milão, será a vez de Beckham reencontrar os diabos vermelhos do Manchester United. O time do técnico Leonardo tenta salvar a temporada, já que no Calccio está complicado de tirar a taça dos rivais interistas.
A rodada terá prosseguimento na quarta-feira de cinzas com Porto x Arsenal e Bayern de Munique x Fiorentina. Nos dias 23 e 24 de fevereiro as partidas de ida serão completadas com Sttutgart x Barcelona e Olympiacos x Bordeaux, além de Inter x Chelsea e CSKA x Sevilla.

Cornetas para as partidas desta terça:
Lyon x Real Madrid
Parada dura para o time do técnico Claude Puel. Os merengues comandados por Kaká e Cristiano Ronaldo vem babando em busca do título continetal. O Real deve vencer, já que mesmo nos tempos de Juninho Pernambucano o Lyon era só um gatinho na fase de play-offs, imagine agora. Nem mesmo o estádio Gerland vai fazer com que os franceses se safem.

Milan x Manchester United
Para quem acreditava que a saída de CR9 deixaria os diabos vermelhos sem poder de fogo, as campanhas dos comandados de Sir Alex Ferguson mostram o contrário. Com Rooney chamando a responsabilidade durante a temporada e, pricipalmente, nos momentos decisivos, os milanistas de Pato, Ronaldinho e cia terão que ter atenção especial com o ruivinho de Liverpool. Nem o fator casa fará com que os ingleses fiquem inferiores aos rubro-negros. Dá Manchester.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Depois de 21 jogos, Barça cai no Vicente Calderón

Finalmente o Barcelona foi derrotado na temporada 2009/2010. Depois de 21 partidas sem saber o gostinho do revés, o time comandado por Gardiola foi superado pelo Atlético de Madrid, neste domingo por 2 a 1, no estádio Vicente Calderón.
Com tentos de Forlán e Simão Sabrosa os colchoneros não deram chances aos blaugranas. Coube a Ibrahimovic descontar para o time de Messi.
Mesmo contra um Barça sem sua defesa titular, já que Daniel Alves, Piqué e Abidal não jogaram, os colchoneros foram superiores durante os 90 minutos.
Resta saber como esse resultado vai refletir dentro do vestiário barcelonista. Será que essa derrota vai ecoar no jogo pela oitavas de final contra o Sttutgart, no próximo dia 23? Será que o Barcelona vai manter a pegada e a diferença para o Real Madrid, que caiu para 2 pontos?
Elenco de qualidade não há dúvidas que o Barça tem, mas nunca é demais abrir o olho, principalmente pela subida de produção do Real Madrid.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

E as Seleções lançam suas armaduras para a Copa do Mundo



Dando sequencia ao post que citei sobre o segundo uniforme da Seleção Brasileira, a bela camisa azul com detalhes amarelos, chegou a hora da Seleção Inglesa lançar a sua. O evento aconteceu de uma forma pouco comum, no show da banda britânica Kasabian, num show em Paris. Isso mesmo, em Paris, França! Nada de Palácio de Buckingham ou Big Ben. Mas isso tem uma explicação. Em inglês, os segundos uniformes das equipes são chamados de "away kits" (os que são usados em jogos fora de casa). Por isso, a apresentação se deu na casa de um dos maiores rivais dos ingleses, a França. A ideia da fornecedora de material esportivo da Seleção Inglesa, era fazer uniforme em alusão ao usado na Copa do Mundo de 1966 (realizada no país e vencida por eles mesmos). A camisa é simples, sem nenhum detalhe perceptível em seu design, diferente dos modelos anteriores. Há uma diferente tonalidade do vermelho nas mangas, mas nada que possa ser um grande diferencial. Aliás, a camisa branca da Inglaterra também segue o mesmo estilo, sendo umas das mais "arroz e feijão", da próxima Copa do Mundo.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Brasil na cabeça?

A Taça Libertadores da América começou e a primeira rodada mostra que tem time tentanto botar água no chopp dos brasileiros.
Quem imaginou que, pelas ausências de Boca Juniors, River Plate e LDU, os clubes brasileiros teriam suas vidas facilitadas, parece que se enganaram.
O atual campeão, Estuadiantes de La Plata, mostrou na primeira pratida que tem "garrafa vazia para vender". O triunfo por 5 a 1 frente ao modesto Juan Aurich, do Perú, pode, num primeiro momento enganar, mas mostra que a equipe capitaneada por Verón pode beliscar a taça novamente. A base é a mesma do ano passado, adicionando o meia José Sosa vindo do Bayern de Munique.
Há outro time que completa seu centenário em 2010. O Club Atlético Vélez Sarsfield foi fundado em primeiro de janeiro daquele ano e as expectativas no José Amalfitani são de que o elenco atual pode conquistar a Libertadores pela segunda vez, já que venceu o São Paulo em 1994. O time que tem em Sebá Dominguez e Otamendi seu miolo de zaga, impôs 2 a 0 ao Cruzeiro na abertura da competição.
Além destes, Libertad (PAR), Colo Colo (CHI) e Banfield (ARG) podem pintar como postulantes ao título.
Pra quem estava cantando vitória antes do tempo, é hora de botar as barbar de molho.

* Foto: www.terra.com.br

Paradinha com os dias contados

A International Board vai se reunir em 6 de março para discutir o fim da "paradinha" no futebol.
O artifício de fintar o goleiro na cobrança de pênalti é, pela regulamentação atual, permitido e comunmente usado no Brasil. 
Mas a chiadeira está tão grande que é bom a Fifa se posicionar antes da Copa.
Acredito ser a paradinha cruel demais com o goleiro, mas espera aí. O pênalti não foi criado para punir o infrator? Por que agora essa benevolência com os goleiros? 
Pênalti não é para ser defendido. É para que o gol aconteça.
Fora as paixonites por essa ou aquela cobrança contra A ou B, é muito engraçado ver o cobrador dar a paradinha e o goleiro se espatifando no chão.
Há quem defenda que o goleiro pode ter a faculdade de se mover para frente. Mas espere outra vez apressado blogueiro. Daqui a pouco teremos goleiro chegando na bola antes do batedor.
Noves fora a paixão clubística quero mais é que a paradinha se perpetue. Que os jogadores com qualidade para executá-la continuem fazendo-a e que os goleiros continuem "sem pai nem mãe" na hora das cobranças. Eu quero ver gol.

Segunda camisa mais bonita que a primeira


A CBF só vai lançar a camisa da Seleção Brasileira de Futebol, que será usada durante a copa da África, somente semana que vem, mas a peça já está nas lojas de material esportivo essa semana. 
O site globoesporte.com divulgou a imagem da camisa, tirada por um torcedor que já a adquiriu. Particularmente, minha cornetada, é positiva. 
Faz muito tempo que a fornecedora de materiais esportivos da Seleção não faz uma camisa tão bonita, digna do futebol penta-campeão mundial. Os detalhes das "estrelas" ou bolinhas amarelas chamam a atenção, assim como os outros detalhes da mesma cor também chamam, como o número, mangas e uma faixa latera,l com 5 estrelas. Dentro da camisa, na altura da nuca, aparece o dizer: "Nascido para jogar futebol". 
Só o preço que não é compatível com o povo que nasceu para jogar futebol: R$ 180,00. Se os governantes deixassem de roubar e aumentassem nosso salário, quem sabe a gente não poderia comprá-la? Agora é esperar pela temida e famosa amarelinha.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fernandão é do São Paulo

De acordo com os jornalistas Chico Lang, da TV Gazeta, e Vagner Vilaron, da Sportv, o atacante Fernandão fechou com o SP.
Para que o Goiás liberasse o jogador primeiro saiu a notícia que o volante Richarlyson seguiria para o planalto central, no entanto o jogador se negou a trocar o time do Morumbi pelo esmeraldino. Despois de algum impasse o São Paulo ofereceu o meia-atacante Marlos e o zagueiro Renato Silva. Os nomes foram aceitos e a negociação depende apenas dos valores de luvas e salários.
Marlos chegou como grande promessa, mas não se firmou. Renato Silva oscilou demais e não conta com a confiança do técnico Ricardo Gomes.
Já Fernandão é alvo do tricolor paulista há algum tempo. Desde os tempos de Internacional os cardeais paulistas tentam contratar o jogador.
A qualidade de Fernandão é evidente, tanto jogando mais recuado quanto como referência. 
Resta saber como será o relacionamento dele com um elenco que adora fazer beicinho quando esquenta banco. Washington resmunga, Dagoberto faz cara feia. Será que o Ricardo Gomes vai conseguir controlar os ânimos do elenco tricolor?

Descrobiu a pólvora

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, deu uma declaração cômica, se não fosse trágica. 
Em entrevista à rádio bandeirantes o mandatário corintiano foi questionado sobre as parcerias que as equipes brasileiras tem feito com empresa internacionais e sobre a MSI disse:
- A MSI era lavagem de dinheiro. A Parmalat era coisa séria.
É de se espantar que uma pessoa que defendia a parceria entre o clube e o grupo liderado pelo Kia Joorabichian agora dê o braço a torcer e revele o que todos os mais sensatos já sabiam.
A MSI era "testa de ferro" da máfia russa e teve muita gente da diretoria do presidente Alberto Dualib que levou dinheiro com a chegada de Kia e cia.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dunga solta a lista para jogo contra a Irlanda

O técnico Dunga divulgou a lista de convocados para o amistoso contra a Irlanda, dia 2 de março, em Londres.
A relação apresentou algumas novidades e deixa os Ronaldos cada vez mais longe da Copa. segue a lista:

GOLEIROS
Julio César (Internazionale)
Doni (Roma)

LATERAIS
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)
Gilberto (Cruzeiro)
Michel Bastos (Lyon)

ZAGUEIROS
Lúcio (Intenazionale)
Juan (Roma)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)

VOLANTES
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Felipe Melo (Juventus)
Josué (Wolfsburg)
Kléberson (Flamengo)

MEIAS
Kaká (Real Madrid)
Elano (Galatasaray)
Ramires (Benfica)
Júlio Batista (Roma)

ATACANTES
Robinho (Santos)
Luís Fabiano (Sevilla)
Adriano (Flamengo)
Nilmar (Villarreal)

As não-convocações dos Ronaldos mostram bem que os dentuços terão que jogar muita bola para conseguirem cavar uma vaguinha na equipe do técnico Dunga.
Alguns nomes não me agradam.
DONI - reserva do limitado Júlio Sérgio na equipe romana, nunca foi unanimidade. No Brasil o goleiro Victor, do Grêmio, Fábio, do Cruzeiro, além do experiente Marcos, do Palmeiras, são melhores que o arqueiro revelado pelo Botafogo-SP.
GILBERTO - experiente lateral que disputou a copa da Alemanha, mas que atua de meia-esquerda no Cruzeiro. A bagagem internacional pode ter favorecido sua convocação para a posição mais aberta no elenco canarinho.
THIAGO SILVA - é um excelente zagueiro e está em melhor fase que o tricolor Miranda. Boa lembrança.
KLÉBERSON - experiente, campeão do mundo em 2002 e que tem feito boa temporada no Flamengo. Não seria meu convocado. Prefiro o Lucas e o Hernanes.
JÚLIO BATISTA - é reserva desde que chegou à Roma. Não tem jogado com regularidade,mas sempre que foi convocado não comprometeu. É um dos "homens de confiança" de Dunga.

E você amigo internauta o que achou da convocação? Qual seria sua lista?

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cicinho volta ao Morumbi

O lateral Cicinho vai ser anunciado amanhã como grande reforço para a disputa da Libertadores da América. A Roma, equipe que detém os direitos federativos do atleta, já concordou em liberar o atleta.
Cicinho chega para assumir a lateral direita, problema crônico tricolor desde a saída de Ilsinho para o futebol ucraniano.
Com a chega do jogador que foi reserva de Cafú na Copa da Alemanha o São Paulo volta a ser um dos maiores favoritos à conquista da competição sulamericana.
O contrato do atleta com o clube da zona sul paulistana deve ser de empréstimo pelo período de um  ano. O São Paulo é o quinto clube na carreira do atleta de 29 anos, que teve passagens por Botafogo-SP, Atlético-MG, Real Madrid, além da Roma.

Bellucci é campeão em Santiago

O brasileiro Thomaz Belluci sagrou-se campeão do ATP 250 de Santiago, capital chilena.
Mesmo jogando com a torcida contra, em virtude de ter derrotado o local Fernando González na semi-final, o paulista de Tietê foi para cima do argentino Juan Monaco e venceu o primeiro set com parcial de 6/2.
No segundo set Thomaz esteve irreconhecível. Não conseguia confirmar seus serviços e ainda contou com Monaco inpiradíssimo no saque. Resultado: 6/0 para o argetino.
O terceiro e decisivo set foi o mais equilibrado. Depois de um começo sem quebras de saque, no quinto game o brasileiro quebrou Monaco. No décimo game, com Bellucci sacando para o jogo, o brasileiro teve frieza para confirmar o serviço e erguer o caneco. Final de jogo: 6/2, 0/6 e 6/4.
Com a vitória em Satiago Bellucci vai subir 8 poições no ranking. Sairá do número 35 para o posto 27. Esta é a melhor colocação de um brasileiro depois de Guga e Meligeni.

* Foto: tenisbrasil.com.br

Saints campeão do Super Bowl XLIV

O New Orleans Saints crava mais uma vez a zebra na final do campeoanto estadunidense de futebol. 
Com atuação destada de sua linha de defensa ,os Saints bateram o favorito Indianapolis Colts por 31 a 17, na cidade portuária de Miami, Flórida.
Esta é a primeira vez que o time de Nova Orleans levanta o caneco máximo da NFL. Um alento para a cidade que foi destruída pelo furacão Katrina há quatro anos e meio.

* Foto: espn.com.br

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Paradinha e letra dão vitória ao Santos

Com direito a paradinha e golaço de letra, o Santos venceu o São Paulo no clássico disputado em Barueri.
Mesmo com Robinho começando no banco, a molecada santista pratiu pra cima do time tricolor, que não teve uma bela partida, por sinal com os principais jogadores se escondendo do jogo. Jorge Vágner, Hernanes e Marcelinho Paraíba não apareceram em Barueri.
O primeiro gol santista saiu depois do pênalti cometido por Miranda em Arouca. Neymar deu a paradinha, matou Rogério Ceni e empurrou para as redes. O empate veio com o contestado Roger, depois de cruzamento de Marcelinho Paraíba.
O jogo era bom, mas caminhava para um empate, até que em jogada de Wesley pela direita, o lateral improvisado cruzou para Robinho, de letra, mandar para o fundo das redes de RC. A estrela do "Rei das pedaladas" brilhou.
Com a vitória o Santos assume a liderança com 16 pontos. Já o São Paulo fica em quinto, com 11 pontos. esta é a segunda derrota são-paulina.

Cornetadas: as atuações dos principais jogadores tricolores foi pífia. Nem Hernanes, Jorge Vágner, Marcelinho Paraíba ou Washington mostaram bola. Resta saber qual o moral do time para a estreia na Libertadores contra o perigoso Monterrey, do México, na quarta-feira.
Parabéns ao sistema defensivo santista com mais uma bela atuação da dupla de zaga Edu Dracena e Durval.

Foto: globoesporte.com

Drogba, o homem gol

Em mais um clássico entre Chelsea e Arsenal, o nome do jogo foi o marfinense Didier Drogba. Com dois gols anotados para o blues, o matador da camisa 11 não deu chances aos comandados de Arsene Wenger.
O time azul londrino não perde em casa desde novembro de 2008, quando foram derrotados pelos Gunners. Já são 23 partidas invictas em Stanford Brigde.
Com mais esse triunfo, o time comandado por Carlo Ancelotti chega a 58 pontos  e abre dois de vantagem em relação ao vice-líder Manchester United, que com a goleada de 5 a zero sobre o Portsmouth chegou a 56.
O grande tira-teima entre a equipe azul londrina e a vermelha de Manchester será no dia 3 de abril, em Old Trafford, casa dos Diabos Vermelhos. Esta será a grande oportunidade dos reds tomaram a ponta da tabela.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O drama de Armero

A vida de Armero continua dificil no Palestra Itália. Depois de falhar em dois gols contra o Ituano, ser afastado do jogo contra o Monte Azul e ainda sair chorando de campo ainda no primeiro tempo no clássico de domingo, o colombiano falhou feio ontem no jogo contra a Portuguesa. O lateral esquerdo da seleção colombiana chegou ao Palmeiras com uma certa desconfiança, mas logo caiu nas graças da torcida por ser um lateral muito veloz. Ninguém nunca escondeu que para o lateral falta um pouco de técnica e mais tranquilidade na construção das jogadas. A principal crítica para o colombiano é justamente o fato dele ser um "estabanado". Com a má fase da equipe, Armero está sendo crucificado pela torcida palmeirense de forma covarde. O jogador que no ano passado já mostrou que sabe jogar bola, esse ano vive um drama e que parece não estar perto de acabar. O lateral tem apenas 23 anos e demonstra que falta amadurecimento. O que falta para a torcida palestrina é paciência, Armero é quase um garoto e ainda tem muito o que aprender, quando isso acontecer pode ter certeza de que o lateral trará muitos frutos ao Palmeiras. Muricy já prega o discurso de apoio ao colombiano e sabe que isso é fundamental nesse momento. Se não derem tempo suficiente para Armero, o risco de perder um grande lateral é grande.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Se a moda pega

O técnico da Internazionale, José Mourinho, foi multado em 13 mil euros por ter ofendido e agarrado pelo braço um jornalista que fazia a cobertura do jogo entre Inter e Atalanta, em dezembro. A Internazionale ainda terá que indenizar o periodista em 20 mil euros.
Imaginem se a moda pega no Brasil? O Muricy, o Mano e o Luxemburgo iam ficar devendo ou iam apredender a ser mais respeitosos nas famosas coletivas.

Santos derruba o último invicto

O Santos foi até o ABC e derrubou o último invicto no Paulistão, o Santo André, por 2 a 1. O primeiro gol praiano foi uma pintura assinada pelo garoto Neymar, que nesta sexta-feira completa 18 anos. Rodriguinho descontou para a time do ABC. Coube a Paulo Henrique Ganso dar números finais à partida.
O Santos jogou bem, principalmente no primeiro tempo. No segundo, em virtude das péssimas condições do gramado, o nível do jogou definhou.
Agora é hora do Santos pensar no SanSão de domingo, na Arena Barueri.
Robinho deve estreiar no lugar de André, o mais fraco dos avantes santistas, e deixa a espectativa em alta para este clássico. Será que a zaga remendada do São Paulo, agora sem o camisa 3 André Dias, vai segurar a molecada da Vila Belmiro? Será que Edu Dracena vai ser mantido na zaga santista? Só domingo é que veremos.

Entre os 10 mais

A partida de hoje entre Palmeiras e Portuguesa, válida pela sexta rodada do Paulistão, vai colocar o nome do goleiro Marcos definitivamente na história do Palestra Itália.
O arqueiro, que atua pelo verdão desde 1992, completará 474 jogos e se igualará ao ex-volante Galeano. Acima de "São" Marcos e Galeano na lista de atletas que mais vestiram o manto esmeraldino estão Ademir da Guia, Leão, Dudu, Waldemar Fiúme, Valdemar Carabina, Luís Pereira, Djalma Santos, Nei e Vadir.

Bons nomes no Palestra


O Palmeiras deve apresentar dois bons reforços para a temporada 2010.
O meia Lincoln deve acertar sua rescisão com o Galatasaray, da Turquia, e já está apalavrado com o clube da rua Turiassú.
O outro bom reforço é o atacante Éwerthon, atualmente defendendo o Zaragoza, mas com passagens por Corinthians, Borussia Dortmound e Espanyol. Os representantes do avante estão na Espanha negociando a rescisão contratual.
Caso o Palmeiras consiga tais jogadores, o técnico Muricy Ramalho ganha excelentes reforços, que vem para serem titulares. Lincoln dividiria a armação das jogadas com Cleiton Xavier e Ewerthon pode formar a dupla de ataque com Diego Souza.

* Foto: Lancenet

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Definições no mundo da bola!

Dia de definições no futebol brasileiro:

- O meia Petkovic continua no Flamengo, o próprio Marcos Braz confirmou a permanência do sérvio no elenco. Situação superada, mas nem tanto, Pet levou uma advertência e ainda treina separado do resto do elenco. A minha única dúvida: qual será o nível de futebol do Petkovic para esse ano?

- Nas laranjeiras, o zagueiro Luiz Alberto que estava afastado do time desde a chegada de Cuca entrou na justiça pedindo rescisão de contrato e ainda que o Fluminense continue pagando seu salário até dezembro deste ano. O zagueiro está de malas prontas para a Argentina, quarta-feira se apresenta no Boca Jurnios. Em minha opinião, uma grande perda para o Fluminense. Luiz Alberto é um grande zagueiro e por uma infelicidade acabou sendo crucificado por torcida, diretoria e comissão técnica. Para a carreira do jogador, nada melhor poderia acontecer no momento, ir para o Boca Juniors pode ser uma grande chance para dar a volta por cima e mostrar seu bom futebol.

Mais um jogador do América do México baleado


Uma semana após o paraguaio Cabañas levar um tiro na cabeça em um bar, outro jogador do América foi baleado. O meia Juan Carlos Silva de 21 anos levou o tiro nas nádegas após uma tentativa de assalto na Cidade do México. Ao contrário de Cabañas, Silva passa bem porque o disparo atingiu apenas de raspão. O meia é considerado um dos maiores talentos do futebol do país, apesar de não ter participado de nenhuma partida esse ano.
Dois jogadores do mesmo time baleados em menos de uma semana. Que coincidência, não?

Caso Terry

 O zagueiro John Terry, capitão do Chelsea e da seleção inglesa, foi denunciado pelos tablóides da imprensa marrom britânica como personagem principal de um romance com a ex-esposa do lateral Wayne Bridge, ex-Chelsea e reserva da seleção inglesa, que atualmente defende o Manchester City, a modelo Vanessa Perroncel (foto).
Vamos aos pontos a serem discutidos:

- "maria chuteira" não é produto exclusivo das terras tropicais do Brasil;
- Terry pisou na bola em ter saído com a ex-esposa de um amigo pessoal, não só um companheiro de clube;
- a imprensa marrom britânica não vale a energia gasta para postar a matéria;
- jogadores de todo o mundo caem nos "encantos" dessas moças de família, mas em alguns lugares é notíciado e em outros não;
- O envolvimento com esposas, namoradas ou ex-namoradas de companheiros não é novidade.Vale lembrar do famoso caso Palhinha-Danrlei, companheiros de Grêmio na década de 90. O caso do São Paulo em 2008, mas que foi abafado pela imprensa esportiva brasileira.
- Na mesma Inglaterra, em 2009, o lateral Ashley Cole, também do Chelsea e da seleção, foi descoberto em companhia de sua "cabeleireira". Mas, se é que o amigo leitor lembrava dessa informacão, não foi tão bombardeado. Pegaram o "coitado" do Terry pra cristo.

Em suma, fora a sacanagem do Terry com o Bridge, se é que eles são mesmo amigos, não vejo muito motivo para ficarem alardeando tanto. Na realidade o Terry deve estar bem arrependido, já que sua esposa Toni pediu a separação e deve ficar com metade da fortuna captada pelo zagueirão do Chelsea.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Comissão técnica decide amanhã se Petkovic continua no Flamengo


Neste terça-feira, diretoria e comissão técnica decidirão o futuro do sérvio Petkovic. Após saber que seria substituído durante o intervalo do clássico do ultimo domingo contra o Fluminense, Pet deixou o Maracanã antes do começo do segundo tempo. 
O vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz ficou revoltado com a atitude do atleta e já anunciou seu afastamento. Agora, Braz estuda uma rescisão de contrato do sérvio. Uma atitude que com certeza não agrada a todos. Dentro do Flamengo, Pet tem muitos partidários, inclusive o técnico Andrade, que deposita muita confiança no craque após a conquista do título brasileiro de 2009.
O empresário do atleta, Josias Cardoso, disse que Marcos Braz está aproveitando o caso para atrair atenção da mídia. O que é certo é que a briga não será longa e uma definição está perto de sair. A maior aliada de Pet já se manifestou. A torcida rubro negra já estampou faixas de "Fica Pet" nos alambrados da Gávea.
Dificilmente Marcos Braz conseguirá ganhar essa disputa e rescindir o contrato com o sérvio, os feitos do meia no ano passado não serão esquecidos tão cedo. Para todos é bom que esses tais feitos sejam lembrados, pois dificilmente Petkovic conseguirá jogar no mesmo nível e levar o Flamengo ao topo de novo. Uma possível rescisão, crê este blogueiro, seria a chance de Petkovic de uma maneira melancólica terminar a carreira por cima.

Últimas do mercado da bola

André Dias - O zagueiro multi-campeão com o São Paulo foi negociado com a Lazio, da Itália, por R$ 6,5 milhões. Há algum tempo que o beque era sondado por clubes europeus e agora chegou a hora de respirar os ares romanos. Bom para o São que consegue fazer grana com um jogador além dos 30 anos e bom para a Lazio que consegue um zagueiro bem melhor que Stendardo, Siviglia e outros pangarés que defendem as cores albicelestes.

Keirrison - K9 foi emprestado pelo Barcelona à Fiorentina por um período de dois anos. Depois de uma passagem frustante e sem atuar pelo Benfica esta parece ser a grande chance do artilheiro sul-matogrossense de mostrar  serviço, ainda mais que o atacante romeno Adrian Mutu foi pego novamente no exme anti-doping. Será que agota vai?

Mancini - O meia-atacante foi negociado com Milan devido a falta de oportunidades no time virtualmente campeão italiano, a Internazionale, do técnico português José Mourinho. Para a Inter é uma boa pois desonera a folha de pagamentos. Para o Milan é bom pois ganha mais uma opção no diminuto elenco.

Edmílson - O volante que não agradou ninguém na sua volta ao Brasil, depois de uma vitoriosa passagem pelo Lyon e pelo Barcelona, deixou o Palmeiras e voltou para a Espanha, dessa vez para atuar no Zaragoza, que briga para não voltar à segunda divisão. É ponto pacífico que Edmïlson não foi bem e para um atleta que tem uma belíssima história como a dele, o melhor é não mancha-la com atuações abaixo da crítica. Para o Palmeiras desonera a folha de pagamentos.