Enfim, o Corínthians inicia a tão esperada caminhada rumo à conquista da América, hoje, às 21h45, contra o Racing do Uruguai.
Quando digo esperada, não é somente pelos torcedores corintianos, que almejam o título que falta à galeria de inúmeros troféus do Parque São Jorge (o qual tive o prazer de conhecer nas férias de janeiro em São Paulo).
Essa estreia é aguardada também pela crônica esportiva de um modo geral, que ajuda a construir o mito da competição sulamericana e, também, por que não, esperada pelos torcedores rivais, loucos de vontade de renovar as piadas que difamam o Timão, único dos grandes paulistas que não possui a Taça Libertadores. AINDA!
E por que eu escrevo AINDA em letras garrafais? O alto investimento em jogadores experientes para disputar a competição, a expectativa criada desde o título da Copa do Brasil do ano passado, em que a camísa comemorativa dava mais ênfase à Libertadores desse ano, do que propriamente ao título recém conquistado contra o Inter-RS.
Todos os fatores dão ao Corínthians esse respeito e essa "obrigação" de ganhar esse ano a competição. Os algóses de outros tempos não disputam esse ano, o time tem grandes nomes como Roberto Carlos, Iarley (campeão pelo Boca), Tcheco, Danilo (campeão pelo São Paulo) e ELE: Ronaldo.
Se eu confio em dois caras dessa fase corintiana são Mano Meneses e Ronaldo. Ambos mostraram que são capazes e por mais que um esteja, teoricamente, fora de forma e o outro seja questionado pela crítica e torcida. Mostraram que juntos sabem fazer esse time jogar.
Tudo pode acontecer. O Corínthians pode se consagrar no centenário, ou pode ver o sonho ser adiado. Mas, para se ganhar uma Libertadores, é preciso jogá-la. Para jogá-la, é preciso planejamento e bons times para chegar entre os primeiros do Brasileiro ou ganhar a Copa do Brasil.
A partir do momento que a equipe se acostumar a jogar, o título irá aparecer. Não como obra do acaso futebolístico, como quando o Once Caldas venceu, mas pelo planejamento e dedicação dos 25 jogadores inscritos em cada edição da competição. Desejo sorte ao Corínthians. Assim como desejo aos demais clubes brasileiros que disputam a Libertadores. Que vença o melhor! E que o melhor seja.... Aí, o pitaco fica pra depois..
Nenhum comentário:
Postar um comentário