sexta-feira, 19 de março de 2010

Eternas Promessas!


Clubes, empresários, mídia, familiares, todos esse elementos são designados a auxiliar a carreira de um jovem na esperança de um dia se tornar um craque. Tamanha a pressão exercida sobre alguns valores precóces, e também devido à quantidade de valores descobertos a cada dia no futebol brasileiro, muitos não despontam por fim. São esses os considerados "Eternas Promessas".
Serão citados aqui alguns exemplos de jogadores brasileiros que não brilharam como esperado.
Lulinha - Jogador símbolo de eterna promessa do futebol recente. Apontado para despontar como a maior revelação do Corinthians nos últimos tempos, teve passagens com números expressivos nas categorias de base do clube e da seleção, sendo cotado em equipes grandes da Europa e dono de uma multa recisória irreal para o futebol brasileiro. Após três temporadas, viu seu time ser rebaixado, e não demonstrou bom futebol, e ainda viu de perto o crescimento de Dentinho (antes coadjuvante e agora peça chave do elenco Alvinegro), foi emprestado ao Estoril de Portugal, sem dar nenhum lucro, e sem deixar saudades no torcedor.
Lenny - Dono de lances primorosos com a camisa do Fluminense, despontou em sete jogos. Seu futebol fez o tecnico Osvaldo Oliveira (na época no Flu) dizer que Lenny seria um grande jogador até mesmo de seleção. Sumiu, se contundiu, foi ao banco de reservas e se transferiu para o Palmeiras com o aval Luxembrugo, desde então nunca emplacou, visita o banco de reservas e vira titular por alguns jogos, vive nessa oscilação há anos.
Renatinho - O torcedor santista que nunca ouviu falar esse nome com certeza estará mentindo. O garoto franzino, apontado como novo Pelé, sucessor de Robinho, gingou, balançou mas nunca vingou. Está no Kawasaki Frontale do Japão,após uma curta passagem pelo Uruguai.
Sergio Mota e Oscar - Ambos do São Paulo, cresceram no clube, surgiram como apostas e faziam os torcedores fantasiar com as belas jogadas demonstradas em ediçoes de Copa SP. Porém, assim como muitos jogadores formados na base do tricolor, não ganham muitas chances em jogos pela equipe profissional . No início do ano travaram uma briga judicial para se desvincularem do clube, nada feito. Amargam a reserva.
Sávio e Denílson - Voltando um pouco mais ao passado, temos exemplos como esses dois atletas, que pelo menos em minha opinião, nunca chegaram a ser tudo aquilo que se esperava. Sávio explodiu no Flamengo, foi ao Real Madrid, teve uma ou outra temporada considerável e depois rodou por equipes de médio porte da Espenha dentre outros clubes, hoje defede o Avaí. Já Denílson, surgiu no São Paulo e tinha como forte a velocidade e o drible em progressão, ficou na Europa por oito anos, e foi visita frenquente da seleção de 1996 à 2003 (nunca foi titular, porém devido às gracinhas em momentos finais de jogos, nunca também foi contestado). Nos ultimos anos, teve um contrato por produtividade com o Palmeiras em 2008, e depois de uma passagem pela China, esta no Kavala da Grécia.
Alguns não foram citados dentre tantos outros, como Abuda, Celsinho (Portuguesa), o baixinho Élton (menor que a bandeirinha), o "foquinha" Kerlon, Fellype Gabriel, Jerri (Santos).
Quem lembrar de mais desses personagens ilustres como esses favor citar, vale a recordação.

2 comentários:

  1. Nessa lista de eternas promessas ainda temos o Renatinho, Harisson, Pavão, Márcio (goleiro do Grêmio Prudente)... isso só falando do SP. No Santos tivemos o Arinelson... no Guarani tivemos o Adriano Gerlin, o Evandro Roncatto... no Corinthians tivemos Bruno Bertucci, Gino... tem muita gente tida como craque na base que não estoura no prfissional.

    ResponderExcluir
  2. Tem mtos nomes mesmo... Quem não se lembra do Corinthians num pacotaõ em 2004, como o Dinélson, Adrianinho. Geílson no Santos(Na minha opinião ele era ruim mesmo, não uma promessa)...
    Enfim.. são muitos jogadores que, pelos motivos citados no post, viram promessas, que geralmente não são cumpridas.

    ResponderExcluir