segunda-feira, 1 de março de 2010

Troca-Troca de cidade

Como já é sabido dos nossos corneteiros, o Grêmio Barueri mudou. E não só de cidade, mas de nome também. Agora, ele irá se chamar Grêmio Presidente Prudente. O planejamento do Grêmio, nos tempos de Barueri, era de impor respeito. Seguidos acessos nos campeonatos que disputou, chegando a ser um dos melhores do interior paulista em 2008 e 2009, anos em que disputou a elite paulistana. O planejamento era tão bom, que o time subiu para a Série A do brasileiro e se manteve lá, para esse ano, jogando com propriedade contra os grandes do futebol nacional. Pois bem, eis que houve a divergência entre prefeitura de Barueri e dirigentes do Grêmio. Com isso, não houve mais acerto para que o clube ficasse na cidade. O belo estádio Arena Barueri ficará para que alguns clubes grandes de São Paulo sediem seus jogos esporadicamente e todo aquele planejamento que eu citei acima, foi por água abaixo. Até torcida o Grêmio Barueri tinha!?
Mas a gana de empresários e essa discórdia entre prefeitura e dirigentes, fez com que o Grêmio,que foi fundado há 20 anos, mudasse para a longínqua e não menos aprazível Presidente Prudente. (Cidade essa que até me lembra uma música da Atlética da faculdade, mas deixa pra lá)...
Voltando.. O time não vai começar do zero, pois está na elite do futebol paulista e nacional, mas o investimento e planejamento foram por água abaixo. Os torcedores de Barueri, órfãos do grêmio, se contentarão agora com o modesto Barueri Futebol Clube, que irá disputar a 4ª divisão paulista. A não ser que eles torçam agora pelo Grêmio Prudente...
Já os torcedores de Prudente, tem um time para torcer em sua cidade! Segundo o presidente do Grêmio, Marco Antonio Monteiro de Almeida, os torcedores e autoridades da cidade os receberam de braços abertos.
Pois bem, nessa quebra de braço, quem perde é o prestígio do futebol PENTA CAMPEÃO DO MUNDO, que vê planejamento, organização, bom futebol, como mercado e desprestigia os torcedores, com mudanças de nome de time, mudança de cidades e de suas origens.

Um comentário:

  1. Boa pauta Edgar. O futebol mundial é alicerçado na tradição. Os times crescem nas cidades e sua torcida aumenta paulatinamente.
    Essa mudança do Grêmio, de Barueri para Prudente, me faz relembrar as equipes da NBA, que ficam nas cidades por períodos determinados. Enquanto as prefeituras dão incentivos aos donos dos clubes, estes mantém seu time naquele território. Passado certo período mudam de cidade. Os exemplos são vários: Charlotte Hornets que virou New Orleans Hornets, o Vancouver Grizlies que mudou para Memphis, o Seatle Supersonics que mudou de cidade e nome, tornando Oklahoma Thunder City e o mais famoso que era o Mineapolis Lakers, transformado em Los Angeles Lakers.
    Futebol não pode ser tão comercial. Futebol é tradição. Caso contrário, cada vez mais, teremos menos torcedores no estádios.
    Outro ponto que é preciso ser destacado. A cidade de Presidente Prudente não é apaixonada por futebol. Desde os tempos da APEA ou Corinthians da cidade o estádio Prudentão não recebe um público maior que dez mil pessoas, a não ser em clássicos.
    Em suma, a mercantilização do futebol não me parece o rumo certo.

    ResponderExcluir