domingo, 14 de março de 2010

Um clássico de outros tempos


E quem esperava um jogo como o de hoje? Santos, invicto na Vila Belmiro, líder isolado do campeonato paulista, com jogadores muito talentosos e dando um baile em seus adversários a cada jogo. Palmeiras, fora da zona de classificação para as finais, com um time contestado, com muitos problemas dentro e fora de campo. Um 4x3 para ficar na história do time alviverde. O jogo começou muito intenso, com o time da casa abrindo logo 2x0. O Palmeiras não se intimidou e foi para cima, os 'Meninos da Vila' mostraram o único defeito desse time tão talentoso, a falta de experiência. Não souberam segurar o placar e levaram o empate ainda no primeiro tempo com dois gols de Robert. Na volta do intervalo, Zago foi decisivo para a vitória palmeirense, fez otimas substituições que mudaram a cara do jogo. Primeiro tirou o lateral Eduardo e colocou o volante Marcio Araujo, fechando a lateral direita, onde Neymar estava deitando e rolando. Após o terceiro gol palmeirense marcado por Diego Souza de cabeça, Ewerthon foi sacado para a entrada de Lincoln. Com apenas um homem no ataque, o Palmeiras jogava agora apenas nos contra-ataques puxados sempre por Lincoln que mostrou que apesar de 8 meses parado ainda tem muita qualidade. Em mais um passe incrível de Paulo Henrique Ganso, o Santos chegou ao empate com Madson. A falta de experiência pesou novamente para os Meninos da Vila, Neymar fez falta violenta em Pierre e foi expulso. Com um a mais em campo, Zago novamente acertou e tirou o volante Edinho e colocou o meia Ivo. Aos 42 minutos, Arouca tentrou driblar no campo de defesa e dividiu com Lincoln, a bola sobrou para Robert que fez um belo gol de fora da área. O Santos hoje é o time que mostra o melhor futebol no país. Com um meio de campo consistente e um ataque de muito talento. A zaga formada por Edu Dracena e Durval tem feito boas partidas, porém ainda traz certa insegurança. O goleiro Felipe é muito novo e ainda não se firmou na posição e hoje falhou no primeiro e no último gol palmeirense. O maior problema dessa equipe é a falta de experiência, hoje ficou claro o abatimento sofrido pelos jogadores santistas após o empate. Ainda mais claro ficou quando Neymar fez uma falta besta e merecidamente foi expulso. O time do Palmeiras hoje fez o que tinha que fazer, mesmo sendo muito contestado entrou como nos tempos da Acadêmia. Só esse time interrompia a série de vitórias do Santos de Pelé, mesmo sendo inferior e encarando a melhor equipe no momento, não se intimidou e soube construir uma bela vitória.
As dancinhas após os gols relembraram a década de 90 em que cada tento anotado era uma performance diferente. O grande clássico trouxe alguma lembrança, dada as devidas proporções, do que foi o futebol nos tempos de Pelé e a eterna Acadêmia alviverde.

4 comentários:

  1. O Palmeiras jogou muito bem hoje. Mostrou personalidade ao empatar e virar a partida, além de ter conseguido ter competência pra desempatar no finalzinho. COncordo com vc, ao dizer que faltou ao Santos experiência, já demonstrada no clássico contra o Corínthians. Agora é esperar que o Palmeiras tenha forças ainda pra arrancar nessa reta final da primeira fase do Paulistão. Eu acredito que seja possível!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com todo o conteúdo do texto. O Santos é o que vem demonstrando o melhor futebol no momento, não acho que seja o melhor time do país, exatemente por essa fragilidade quando estão atras no placar e a imaturidade de alguns jogadores, Neymar mereceu a expulsão, e Robinho fez de tudo para ser expulso (o arbitro pipocou).O clássico além de bonito de ser ver, teve um momento impagável: Pablo Armero dançando, praticamente o "É O TCHAN" colombiano.

    ResponderExcluir
  3. Realmente não é o melhor time do país, é como eu disse, é o time que no MOMENTO está apresentando o melhor futebol.
    Quanto ao Palmeiras, acredito que essa vitória tenha sido determinante para a moral do time. É o momento certo para uma arrancada, aproveitando o fato de que todos os ultimos cinco jogos são contra times que estão abaixo na tabela.

    ResponderExcluir
  4. Depois de tantas críticas, o Robert está fazendo seus gols. Já é o 11º em 16 jogos.. O time deve pegar confiança depois dessa vitória. O grande problema é que o Palmeiras não consegue ser estável. Ganha do São Paulo e do Santos, jogos muito difíceis, mas sua para ganhar do Sertãozinho, um dos piores times do campeonato. Sobre o Santos, acredito que seja isso mesmo, o time não tem experiencia, apesar de jogar um futebol muito bonito e envolvente.

    ResponderExcluir