domingo, 21 de março de 2010

O 8 comparado ao 8!


Caros amigos corneteiros, deixem de lado sua posição como torcedores e analisem esse post como críticos do futebol.
Neste domingo, 21 de março, o Corinthians perdeu para o Grêmio Prudente por 2 a 0. Antes mesmo do jogo começar, ao ver a escalação das equipes, "corri" para o computador buscar maiores informções sobre dois jogadores, Tcheco e Marcos Assunção. Vi que os dois jogadores possuem mais semelhanças do que o número da camisa e a posição em campo e assim, além da partida em si, observei especialmente cada lance desses atletas e refleti algumas situações. Segue aqui um resumo crítico de cada um de uma maneira geral em suas carreiras.

Tcheco - 33 anos, 2 títulos paranaenses (Paraná Clube 1997 e Coritiba 3003), bicampeão gaúcho (Grêmio 2006 e 2007) e bicampeão da AFC Champions League (Al Ittihad 2004 e 2005). Ídolo no Grêmio, veio como contratação de peso e recebe um dos maiores salários do elenco do Corinthians, não caiu nas graças da torcida até o momento e tambem não foi titular na maioria dos jogos. No jogo em especial, teve quatro oportunidades de chute a gol (todas travadas), três assistências (nenhuma expressiva) e uma arrancada totalmente frustrada (desarmado com facilidade devido à lentidão).

Marcos Assunção - 33 anos, campeão italiano (Roma, temporada 2000/2001), campeão da supercopa da Itália (Roma 2001) e campeão espanhol (Bétis, temporada 2004/2005). Jogador respeitado na Europa, quis provar pra si que apesar da idade seria capaz de atuar em alto nível no Brasil. Fez um contrato de risco, por produtividade, com o Grêmio Prudente (Barueri na época) e desde então tem sido fundamental para a equipe, sendo capitão e dono de todas as bolas paradas da equipe (fez alguns gols no campeonato e é semrpe elogiado pela facilidade em bater na bola). No jogo em especial, cadênciou o ritmo de sua equipe quando pressionada, atuaou principalmente na defesa dando sequencia às jogadas e já no campo de ataque tocou duas vezes na bola, sendo um cruzamento (primeiro gol) e uma falta cobrada com perigo (onde no rebote nasceu o segundo gol, já nos acréscimos).

Façam suas próprias conclusões. Aceito críticas.


Um comentário:

  1. O Marcos Assunção é meis um daqueles atletas que a grande mídia não dava importância. Saiu do Betis e foi jogar nos Emirados Árabes. Estava esquecido. Enquantos muitos procuram jogadores de qualidade, o Prudente fechou com o Marcos. Na mosca! Só não concordo com a comparação, já que os dois não atuam na mesma posição. O Marcos é segundo volante. Tcheco é meia armador.

    ResponderExcluir