segunda-feira, 8 de março de 2010

Os motores vão roncar na Indy


No próximo final de semana, começa uma das mais importantes categorias do automobilismo mundial. A fórmula Indy volta ao Brasil, depois de muitos anos, só que agora em São Paulo e em um circuito de rua, nas imediações do Sambódromo do Anhembi. O fato da corrida ser em São Paulo já me deixou surpreso. Ser em um circuito montado nas ruas de São Paulo, mais ainda. Sempre imaginei esse fato na Fórmula 1, mesmo gostando muito do circuito de Interlagos, na zona sul. As obras para adaptar as ruas por onde passam milhares de carro por dia estão quase prontas. Por onde neste momento passam veículos a, no máximo, 60Km/h, irão passar no final de semana, carros a quase 300Km/h.
A Fórmula Indy é bem diferente da 1, por inumeros motivos. Desde o regulamento, aos carros, circuitos(a maioria é oval e, por esse motivo, a aerodinâmica dos carros é bem diferente dos da F1), além dos pilotos serem, em sua maioria norte-americanos e existirem pilotos do sexo feminino. Uma delas, é a paulistana Bia Figueiredo, que faz a sua estreia na categoria. Além dela, há mais 3 mulheres pilotando em alta velocidade.

Claro que os marmanjos ainda dominam o padock, como os experientes brasileiros Hélio Castro Neves, Tony Canaã, e os renomeados da categoria, Dario Franchiti, Paul Tracy, Scott Dixon, entre outros.

No link abaixo, você pode ver uma volta virtual no circuito paulistano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário